REFLEXÃO 1


SIMPLESMENTE MULHER - 08-03-2018 - Dia Internacional da Mulher
Mulher, simplesmente mulher. Ou dizer maximamente mulher.
Foi lá no Jardim do Éden que a história bíblica registra sua primeira atuação.
Não se fala nos anos de boa convivência que você teve com Adão, nem mesmo os maravilhosos dias que o casal conviveu com seu criador.
O que mais se destaca, foi quando num ímpeto interior, a primeira mulher, “viu a árvore boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto, comeu e deu também ao marido, e ele comeu” (Genesis 3.6). Assim você ficou marcada pela eternidade.
Mas, mulher, você só viu coisas boas, não havia até aquele momento, nenhuma intenção de causar qualquer mal. Não estava no coração do casal, nenhuma má intenção. Seus olhos eram bons. Para você, o fruto era bom, a árvore era boa. Os olhos só captavam o belo, o bom, o agradável. Você só queria entender melhor as coisas. Foi tão sintomático que logo aquele sentimento do belo e bom, foi instintivamente repartido com o esposo.
Outras histórias existem por aí sobre esse texto bíblico.
Disse um apresentador “Deus fez primeiro o rascunho, o homem, depois fez a obra completa, a mulher”.
Dentre muitas mulheres da bíblia, destacamos algumas que deixaram marcas indeléveis.
“Essas mulheres se destacaram em um mundo dominado por homens e mostraram que Deus usa todos para cumprir seus propósitos”.
1- Eva - Líderes são o alvo da tentação. A lição para os líderes é que a tentação, quer seja a partir de um comportamento antiético, acusações injustas, ou qualquer outra coisa, vai direto para o alvo. São os líderes que devem enfrentar os desafios e fazer escolhas difíceis.
2- Rebeca - Líderes estão dispostos a colaborar. Líderes colaboram quando eles são convidados … E dão mais do que é exigido. Eles colocam as necessidades dos outros antes da sua própria.
3. Sara - Cheia de fé, respeitosa, bonita, mãe do povo de Israel. Sara creu em Deus e, com 90 anos, seu sonho se realizou ela teve um filho! Deus encheu seu coração de alegria. ‘E Sara disse: Deus me encheu de riso, e todos os que souberem disso rirão comigo.’
4- Tamar - Líderes enfrentam a hipocrisia de sua época. A lição para os líderes aqui é que eles não vão hesitar, não importa quem ele é, de apontar o jogo sujo. Os líderes não têm medo de expor a hipocrisia.
5- Miriam - Líderes olham para o desamparado. A lição? Líderes não se alinham com valentões. Eles defendem os indefesos. Como Thomas Carlyle disse uma vez: “Um grande homem demonstra sua grandeza pela forma como ele trata os homenzinhos”.
6. Raabe - Corajosa, crente em Deus, salvou sua família. Por sua fé, uma mulher desprezada ganhou um lugar entre o povo de Israel, se tornou antepassada de Jesus e ganhou um lugar entre os heróis da fé! ‘Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes. ’ Hebreus 11:31
7. Débora - juíza, profetisa, líder de guerra. Débora era uma profetisa e juíza que liderava Israel quando não havia rei. Ela convocou o exército e animou os guerreiros, que derrotaram os opressores. Debaixo da liderança de Débora, Israel teve paz durante 40 anos. ’ Já tinham desistido os camponeses de Israel, já tinham desistido, até que eu, Débora, me levantei; levantou-se uma mãe em Israel.’ Juízes 5:7
8. Rute - Leal, dedicada, trabalhadora, fiel a Deus. Rute não era israelita, mas ganhou um lugar entre o povo de Deus por sua dedicação a Deus e seu amor à sua sogra. Ela abandonou sua casa e família para servir a Deus. Trabalhadora e respeitosa, Rute conquistou o coração de Boaz e foi a bisavó do rei Davi.
9. Ana - Mulher de oração, fiel, adoradora, mãe do profeta Samuel. Ana não podia ter filhos, mas ela confiava em Deus e orou com fé por um filho. Quando Deus lhe deu um filho, ela o dedicou a Deus, em gratidão. Seu filho Samuel cresceu no templo e se tornou um grande profeta
10- Rute - Líderes demonstram lealdade. Líderes não abandonam os seus mentores, treinadores, ou gerentes quando a oportunidade surge. Os líderes são leais àqueles que uma vez os lideraram.
11- Ester - Bonita, inteligente, sensata, corajosa. Líderes têm a coragem de enfrentar reis - Líderes não veem ninguém como muito importante para falar. Líderes não veem nada como muito difícil de enfrentar.
Os líderes podem abordar qualquer pessoa e qualquer coisa com confiança com o propósito de servir o seu povo.
12- Maria de Nazaré - Humilde, obediente, pensadora, mãe de Jesus. Líderes abraçam grandes oportunidades. Líderes se aproximam de grandes oportunidades com vontade e entusiasmo. Líderes sabem que quanto maior a possibilidade existe para a falha, maior oportunidade existe para o sucesso. Líderes assumem as oportunidades que se apresentam.
13. Priscila - Professora, corajosa, cooperadora, líder na igreja. Priscila é um exemplo de trabalho em equipe. Ela trabalhava junto com seu marido Áquila para espalhar a palavra de Deus. Eles eram amigos de Paulo e fundaram uma igreja em sua casa. Priscila e Áquila também ensinaram e prepararam um homem chamado Apolo para a obra de Deus. ‘Saúdem Priscila e Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus. Arriscaram a vida por mim. Sou grato a eles; não apenas eu, mas todas as igrejas dos gentios. ’ Romanos 16:3-4.
14- Maria Madalena - Líderes são as primeiras, a saber, dos fatos. Eles sabem quando todas as coisas importantes acontecem primeiro, para que eles possam passá-los para o seu povo. Os líderes são os alunos ansiosos. Eles são grandes buscadores de conhecimento. Eles aprendem tudo o que podem, de modo que eles estão melhor equipados para compartilhar com seus seguidores.
15- Maria e Marta - Líderes priorizam oportunidades Os líderes sabem como priorizar. Eles não se deixam ficar atolados com as pequenas coisas. Eles mantêm o foco nas coisas importantes na vida.
16- Priscila - Líderes criticam com tato. Em Atos 18, quando um pregador prestigioso está deixando algo importante fora de seu ensino, Priscila (junto com seu marido) leva o homem de lado e “explica-lhe o caminho de Deus com mais precisão.” Em vez de interromper a sua mensagem e submetê-lo a vergonha pública, eles diplomaticamente o levou à parte e corrigiu-o em privado. Líderes seguem este exemplo. Eles não querem que o seu povo seja humilhado. Eles querem melhorá-los. Assim, os líderes sempre criticam em particular.
17- Loide - Líderes femininas olham para o futuro. Loide é mencionada em 2 Timóteo 1, como a avó de Timóteo, discípulo de Paulo, que se torna um pregador no Novo Testamento. Timóteo, cujo pai era grego, foi exposto a muita influência secular, mas, por causa da instrução de Loide, foi capaz de chegar ao conhecimento da fé cristã. Loide não esteve preocupada somente com o aqui e agora, mas também com as gerações futuras.
www.filhosdeezequiel.com/lideres-femininas/.
São milhares pelo mundo. Mulheres que contribuíram para mudar a história ou preconceitos. Como a Suzana Wesley, mãe dos irmãos João e Carlos Wesley na Inglaterra, fundadores do movimento que gerou a Igreja Metodista.
Ou a Mônica mãe de Aurelius Augustinus, mais conhecido como Santo Agostinho nasceu em Tagaste, província da Numída, atual Argélia, em 13 de novembro de 354. Sua mãe, Mônica, era uma mulher extremamente piedosa que orava constantemente pela conversão do seu filho, o que só ocorreu aos 32 anos de idade.
Arla Thakral, a primeira indiana a conquistar uma licença para pilotar – 1936. O primeiro time de basquete feminino do Smith College (EUA) – 1902. Armênia de 106 anos protegia sua família com uma AK-47 – 1990. Anne Fisher, a primeira mãe a ir para o espaço – 1980.
Winnie the Welder, uma das 2 mil mulheres que trabalharam em navios durante a Segunda Guerra Mundial– 1943. Sabiha Gökçen, turca que se tornou a primeira pilota de caça – 1937.
Leola N. King, a primeira guarda de trânsito dos EUA – 1918. www.hypeness.com.br.
Brasileiras que se destacaram: RACHEL DE QUEIRÓZ - professora, jornalista, romancista, cronista e teatróloga. IRMÃ DULCE - Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, mais conhecida como Irmã Dulce, tendo recebido o epíteto de “o anjo bom da Bahia”, foi uma religiosa católica brasileira. Irmã Dulce notabilizou-se por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados.
MARIA ESTHER BUENO - Grande tenista brasileira, a paulista torna-se a primeira mulher a vencer os quatros torneios do Grand Slam (Australian Open, Wimbledon, Roland Garros e US Open). Conquistou, no total, 589 títulos em sua carreira.
 MARIA LENK - Foi a principal nadadora brasileira, tendo sido a primeira brasileira a estabelecer um Recorde mundial nas piscinas olímpicas.
ZILDA ARNS - Fundadora e coordenadora da Pastoral da criança, Zilda ganhou diversos prêmios e menções internacionais devido ao belíssimo trabalho desenvolvido em sua vida.
 MARIA QUITÉRIA - Nascida em Feira de Santana, 27 de julho de 1792, foi militar brasileira, heroína da Guerra da Independência. Considerada a Joana d’Arc. brasileira, é a ‘patrono’ de o Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro.
CORA CORALINA - Seu verdadeiro nome era Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nascida em Goiás, em 20 de agosto de 1889 foi uma poetisa e contista brasileira. Cora Coralina é uma das principais escritoras brasileiras e um verdadeiro exemplo. Publicou seu primeiro livro aos 76 anos de idade.
MARIA DA PENHA - Maria da Penha Maia Fernandes é uma brasileira que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. Com 60 anos e três filhas, é líder de movimentos de defesa dos direitos da mulher, vítima emblemática de violência doméstica. www.colegioecologia.com.br.
Que discurso e exaustivo. Mas, não conseguimos diminuir o tamanho e valor da história de todas as mulheres do mundo. Por isso, relacionamos alguns nomes.

Mas, não podemos nos esquecer das mulheres guerreiras, que lutam para manterem suas famílias e filhos.
Como a irmã Augusta, mãe de muitos filhos, que faleceu em 2017, membro da Igreja Metodista em Bauru. Levantava de madrugada, ia trabalhar o dia inteiro. Voltava já perto da madrugada, andando a pé e sozinha. Chegando a casa, guardada por Deus e pelos vizinhos, ainda se debruçava no fogão para preparar o alimento para a família.
Outras tantas, de tantas igrejas, de tantas famílias que lutaram até exaurir as forças e muitas vezes a própria vida.
Sabedores que somos do grande desastre em 1857 quando centenas de operárias morreram queimadas em uma fábrica têxtil de Nova York (EUA). Elas reivindicavam a redução da jornada de trabalho e o direito à licença-maternidade. Em homenagem às vítimas, no ano de 1911, foi instituída a comemoração de 8 de março, o Dia Internacional da Mulher.
Cerca de 145 trabalhadores (maioria mulheres – mais de 130) morreram queimados.
Mas, hoje é o dia Internacional de todas as mulheres do mundo.
Essa longa escrita é para você mulher, que a bíblia afirma “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a derruba com suas próprias mãos” Provérbios 14.1.
Você é o sustentáculo do lar e da família. Portanto, nosso desejo é que você continue assim. Cheia de sabedoria, pois o Brasil e o mundo dependem de cada mulher, mãe e sustentadora do lar.
FELIZ DIA DA MULHER. - BRASIL SONHADOR – ANO 2 – Nº 31 – Samir B. Silva


COMO SER UMA COMUNIDADE FELIZ E ABENÇOADA: I Co. 1:10
Queridos irmãos e irmãs. Estou feliz por estar aqui convosco. Meu desejo muito sincero é que vivamos a vontade do Senhor e que tenhamos um período mundo abençoado Que façamos tudo aquilo que é da vontade de Deus. O apóstolo Paulo fez um apelo aos irmãos de Corinto, apelo que acredito ser a sustentação de qualquer povo: A UNIDADE num mesmo parecer e num mesmo linguajar. Precisamos falar uma mesma linguagem. E a maneira mais correta de falarmos a mesma coisa é nos deixar conduzir pelo Espirito Santo de Deus. Somente através dele, isto é, através do Consolador, Àgape de Deus, é que vamos conseguir uma caminhada juntos no caminho estreitinho proposto por Jesus Cristo. O amor segundo Paulo e a Bíblia, é o caminho da vida. Não esquecendo que o amor é a força que nos faz oferecer a outra face, nos encoraja a andarmos uma segunda milha, caso alguém nos obrigue a andar uma; Nos dá condições de entregarmos a nossa túnica, caso alguém nos tome a capa. Sem amor, nossas orações serão nulas, ainda que falemos as línguas dos anjos ou dos homens, nada disto nos valerá. A maneira de amarmos de verdade, é vivermos a humildade de Cristo. Sentirmos a presença visível d'Ele em cada momento de nossas vidas.
Quando sentirmos a presença do desespero, da angustia, da doença, devemos substitui-los pela Voz do Senhor, tendo certeza de que Ela é o nosso bom Pastor e que nada nos faltará. Amar não é julgar ninguém; não é negligenciar o pobre e nem o rico. Não é vaidade, orgulho, preconceito. Amar é perdoar, é suportar o próximo, por mais difícil que ele seja. É não ter ciúmes, não ser invejoso, não viver em contendas, nem divisões de quaisquer natureza. Lembremos sempre, que o amor jamais acaba. Tudo passará, segundo a bíblia, mas o amor é eterno.
Espero que, durante o período que caminharmos juntos, caminhemos segundo o amor e a liberdade que nos é dada por Cristo. Falemos todos a mesma coisa. Assim faremos a vontade de Deus e seremos uma comunidade forte e verdadeira. Pensem sempre nisto. Amém!
Edeir Lobo


IGREJAS SAUDÁVEIS ALCANÇAM E IMPACTAM CIDADES
NÃO TEM COMO NEGAR, vivemos em uma cidade. Mesmo quem vive no
campo, está sempre à sombra de uma cidade. Esta é nossa casa, nossa vida,
nosso presente, será nosso futuro e de nossas gerações futuras, portanto,
aqui se vive a história e se faz história. Pelo menos até a volta de Jesus.
Precisamos refletir sobre a cidade que queremos viver e se estamos dispostos
a trabalhar forte em Deus para ajudá-la a ser uma cidade melhor para todos.
O alcance de outras cidades inicia-se pelo amor e compaixão que sentimos
pela nossa cidade, com sua gente, suas famílias, suas qualidades e defeitos,
virtudes e desgraças, suas boas luzes e suas trevas, suas potencialidades e
fragilidades, seus sonhos e decepções. É importante entendermos que para
alcançar as cidades precisamos ser alcançados por Aquele que ama as cidades
e o povo que nelas vivem. Qual o propósito de Deus para as cidades? Deus e
seu povo podem conquistar a cidade e influenciá-la para o bem ou seremos
conquistados por outros/as com suas maldades e ganâncias. Manifestemos a
luz de Deus ou as trevas a dominarão. Lutemos para que ela seja melhor ou a
deixemos nas mãos dos chacais da maldade, da violência, da injustiça, da
corrupção. (Dt 3.4-5).
“Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas
sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as
enfermidades e doenças... A seara é grande, mas os trabalhadores são
poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua
seara” (Mt 9.35-38). Deus deseja impactar as cidades por meio de seu povo,
de sua Igreja. Este é seu maior propósito. Não pela cidade em si, mas pelas
vidas, pelas famílias que vivem nelas. A Igreja é composta de pessoas. É um
corpo vivo que se reúne em vários espaços físicos, existe para vivenciar e
apresentar por meio de si mesma o Cristo vivo aos demais seres humanos. A
Igreja existe para manifestar o amor de Deus, que acolhe pessoas diversas,
salva por meio de sua graça, restaura a alma ferida, cura o corpo, transforma
as relações, edifica com novos propósitos e usa por meio da vocação comum
de ser testemunha, edifica pelos dons e ministérios do Espírito Santo.
Quando caminhamos debaixo dos propósitos de Deus, tudo em nós e na
comunidade comunica tais propósitos, até que eles se tornem vida e prática
na unção do Espírito Santo. A prioridade de Deus são vidas transformadas
pelo poder do Evangelho, esta precisa ser a prioridade da Igreja também!
O/A cristão/ã na Igreja precisa ter clareza de sua origem e dos propósitos
estabelecidos por Deus em Jesus Cristo, para não se perder com o tempo.
A Igreja existe para impactar sua cidade, impactando vidas com o poder do
evangelho...” (Leitura completa no Informativo Regional Jan/Fev/18.
Bispo Adonias Pereira do Lago

 A INTEGRIDADE COMO VALOR INEGOCIÁVEL DO EVANGELHO
 A INTEGRIDADE COMO VALOR INEGOCIÁVEL DO EVANGELHO
“Integridade é um estado de ser inteiro, sem rachaduras, sem manchas, ruga ou mácula. Um estado de uma pessoa capaz de alinhavar seu discurso e sua prática com a linha mesclada da coerência. Como isso é difícil! Prova disso é o quanto nós, como Igreja de Cristo, nos encontramos em um estado de tensão, de separação e de dúvida que não opera a graça e o amor de Jesus. O desespero daí resultante, como lembra Kierkgaard, é o pecado que não tem perdão, a blasfêmia contra o Espírito Santo, porque no fundo, no fundo, estamos a afirmar que Deus não pode fazer o que Ele se propôs nas Escrituras. Na prática, vivemos de modo oposto ao que pregamos. Nossa desintegração é visível aos olhos e escândalo para quem não crê. Como vencer esse pecado?
Acredito que um passo importante é a gente começar pelo básico: o arrependimento. Nos crentes, diz João Wesley, o arrependimento é o conhecimento de si como ser humano pecador diante de Deus. Reconhecemos que a desintegração dos nossos valores compromete a integridade do nosso serviço e do nosso testemunho. Corremos o risco da injustiça, do desamor, da exploração de posições ou do poder do discurso, minamos a fé e a esperança das pessoas, descuidamos da família, do mundo como obra de Deus e prestamos um desserviço ao Evangelho de Cristo.
Ao contrário, a integridade promovida pelo arrependimento assume a cada dia o caráter esperançoso e transformador da conversão...
A igreja que não é íntegra em seu arrependimento, em seu caráter e em seu serviço pode colocar a perder todo o esforço de Jesus. O tempo de percebermos isso e de nos movermos para a unidade do corpo e para a integridade prática é urgente e é agora. Se discípulos e discípulas nos caminhos da missão servem com integridade, os valores do Reino aparecem em tudo o que fazem, porque não apenas fazem o que Deus mandou, mas fazem do jeito como Deus faria gerando justiça, paz e alegria (Romanos 14.17)”.
www.expositorcristao.com.br/Janeiro/2018. (Resumo).

Bispa Hideide Brito Torres – 8ª Região Eclesiástica


Uma parceria entre a Igreja Metodista em Cassilândia-MS e a Igreja Metodista na Venezuela. Mateus 28.10.
Em outubro de 2015, no Panamá, aconteceu o Treinamento Missionário
Transcultural realizado pelo CIEMAL (Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina), com a presença de 60 irmãos/ãs de 12 países.
Nesse encontro diversos países partilharam o avanço que vivem e, também, as dificuldades e desafios.
Nesse acontecimento, o Pr. Thoby Ramirez da Igreja Metodista na Venezuela, testemunhou sobre os desafios e a necessidade de apoio para o seu país.
Com o entendimento entre o Pr. Paulo Pontes e o Pr. Thoby, assumiram o desafio de iniciar uma parceria missionária. Em março de 2016, 8 irmãos/ãs do Brasil, com as orientações do CIEMAL, área nacional da Igreja Metodista, e orientações episcopais, participaram do Acampamento das Igrejas Metodistas em Puerto Ordaz “Tempos de Valor”, com a presença de mais 200 irmãos/ãs.
Na oportunidade, o grupo conheceu pastores/as, irmãos/ãs, e a comunidade Metodista naquele país. Formaram a parceria de cooperação até 2020.
ÊNFASES – 1)- Promover o intercâmbio entre a Igreja Metodista no Brasil e Venezuela; 2)- Contribuir para o desenvolvimento do discipulado e ações ministeriais na Igreja Metodista na Venezuela; 3)- Ajudar na construção e estruturação da Igreja Metodista na Venezuela.
ESTRATÉGIAS – 1)- Enviar e receber grupos anualmente para partilha,
capacitação e troca de experiências; 2)- Disponibilizar capacitação sobre discipulado e áreas ministeriais por meio das equipes que vão anualmente para a Venezuela de formação específica e gradual; 3)- Promover parcerias para arrecadação de recursos com a finalidade de colaborar em áreas de necessidade da Igreja Metodista na Venezuela.
METAS – Enviar grupos; Formação de Células, Encontro com Deus; Ajudar na  construção do templo em Puerto Ordaz.
ENVOLVA-SE – Indo, Orando, Contribuindo. Depósitos: Ag. Caixa E. Federal –      Ag. 4442; c/c 426-9 – Ass. Da Igreja Metodista – 5ªRE.

www.facebook.com/projetovenezuela / @projetovenezuela.

O ÚLTIMO DOMINGO DO ANO


“CONTINUE O INJUSTO FAZENDO INJUSTIÇA, CONTINUE O IMUNDO AINDA
SENDO IMUNDO; O JUSTO CONTINUE NA PRÁTICA DA JUSTIÇA, E O SANTO
CONTINUE A SANTIFICAR-SE”. APOCALIPSE 22.11.
ACORDAMOS NO ÚLTIMO DOMINGO DO ANO. O/A FILHO/A DO/A CRISTÃO, 
ACOSTUMADO COM A ESCOLA DOMINICAL, RECEBE A ÚLTIMA CHAMADA DOS
SEUS PAIS OU RESPONSÁVEIS: “É HORA DA ESCOLA DOMINICAL”. OS PAIS, QUE
AMAM OS ENSINAMENTOS DA ESCOLA DOMINICAL, SE APRONTAM COMO
PODEM. ELES TAMBÉM SE ESFORÇAM PARA ALCANÇAR O INÍCIO DO CULTO. É O
SECULAR COSTUME DOS/AS CRENTES, PRINCIPALMENTE AQUELES/AS DAS IGREJAS
HISTÓRICAS, QUE PREFEREM A SOLIDEZ DOS ENSINOS BÍBLICOS. BREVE CHEGARÁ
A NOITE. O CULTO DAS TRADIÇÕES CRISTÃS DE DOMINGO, TAMBÉM SERÁ O
ÚLTIMO DO ANO. É HORA DO POVO DE DEUS, SE DIRIGIR PARA OS TEMPLOS,
CONGREGAÇÕES E PONTOS MISSIONÁRIOS. É UMA MARCHA SANTA DE CRIANÇAS,
ADOLESCENTES, JOVENS, E ADULTOS. FAMÍLIAS INTEIRAS CAMINHAM
ESPERANÇOSAS RUMO AOS LOCAIS DE ADORAÇÃO. MULTIDÕES EM FESTA SE
DESLOCAM A PÉ, DE ÔNIBUS, CARROS, CAMINHÕES, CANOAS, CARROÇAS,
BICICLETAS, MOTOS E OUTRAS CONDUÇÕES. O IMPORTANTE É CHEGAR AO LOCAL
DA COMUNHÃO. JUNTOS ESQUECEM-SE DAS DORES E AFLIÇÕES DA VIDA.
UNIDOS, A FÉ DE CADA UM/A AUMENTA. REUNIDOS, ENCONTRAM
OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO. NO CONVÍVIO, O AMOR SE ESPALHA. NA
FRATERNIDADE, TODOS/AS RECEBEM AS BÊNÇÃOS DE DEUS. NESTE DOMINGO,
CANTAREMOS O ÚLTIMO HINO, ENTOAREMOS O DERRADEIRO CÂNTICO ESPIRITUAL,
FINALIZAREMOS OS TEXTOS BÍBLICOS, SERMÕES E AS CLASSES DA ESCOLA
DOMINICAL. AS PESSOAS ATENTAS APROVEITARÃO PARA OFERECER AOS SEUS/AS
IRMÃOS/ÃS, AQUELES SORRISOS FRATERNOS E OS APERTOS DE MÃOS. NINGUÉM
VAI QUERER SE DESPEDIR DO ÚLTIMO DOMINGO, COM O ROSTO EM CARRANCA E
AR DE INFELICIDADE. SÃO APENAS 24 HORAS. TEMPO CURTO PARA TANTAS
COISAS. A BÍBLIA NOS LEMBRA PARA NÃO DESPREZARMOS OS PEQUENOS
COMEÇOS. O ÚLTIMO VERSÍCULO: AP 22.11. MESMO NO ÚLTIMO DOMINGO
DO ANO, ENCONTRAREMOS PESSOAS FAZENDO INJUSTIÇAS E CAMINHANDO NA
IMUNDÍCIE. MAS, GRAÇAS A DEUS, MULTIDÕES CONTINUARÃO NA PRÁTICA DA
JUSTIÇA, PROCURANDO VIVER DEBAIXO DA GRAÇA DIVINA, SANTIFICANDO SUAS
VIDAS. NO ÚLTIMO DOMINGO DO ANO, A IGREJA METODISTA RECEBE O DESAFIO
PARA 2017: “DISCÍPULAS E DISCÍPULOS NOS CAMINHOS DA
MISSÃO: PRODUZEM FRUTOS DE UMA VIDA SANTIFICADA”.
QUE SE CUMPRA EM NÓS A VONTADE DE DEUS.
“A GRAÇA DO SENHOR JESUS SEJA COM TODOS/AS”. AP. 22.21.
ANO NOVO, VIDA NOVA COM CRISTO
ABRAÇOS DA FAMÍLIA METODISTA


DIA DO CORAÇÃO AQUECIDO
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e serei minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” Atos 1.8
 24 de maio de 1738, Rua Aldersgate, Inglaterra. Foi o dia da experiência religiosa de John Wesley. O Espírito Santo inundou a vida de Wesley. Nasceu ali o movimento metodista, que se transformou na Igreja Metodista. As palavras do Rev. John manifesta a profundidade daquele ocorrido: “Senti o meu coração aquecido de modo singular. Eu senti que confiava em Cristo, Cristo tão somente pela minha salvação; e uma segurança me foi dada que tirara meus pecados, sim os meus, e me salvou a mim da lei do pecado e da morte. Eu comecei a orar com todas as minhas forças por aqueles que de um modo especial me maltrataram e perseguiram. Então testemunhei abertamente a todos os presentes o que agora pela primeira vez sentia no meu coração”¹. 
“Traças da Bíblia”. Foi o apelido dado aos primeiros seguidores do movimento metodista, que se dedicavam à leitura sistemática da Bíblia. “Metodistas”, foi outro apelido dado àqueles que, metodicamente, se reuniam para orar, ler as Escrituras e compartilhar experiências da vida. O Clube Santo foi outro acontecimento importante na vida do povo chamado metodista. Consistia de 5 ou 6 membros centrais, mais alguns da periferia, somando aproximadamente 20 pessoas. Os membros reconheciam John como seu líder. Eles usualmente se reuniam privadamente, em grupos de 3 a 4, para orar, estudar, fazer devocionais e dialogar sobre religião. ²
24 de Maio é uma data memorável e importante para toda a cristandade. Para os Metodistas atuais, uma ótima oportunidade para buscar ardentemente suas experiências pessoais do Coração Aquecido. A Experiência com O Espírito Santo é o caminho saudável e seguro para o crescimento da Obra de Deus. Foto: Wesley pregando em cima do túmulo do seu pai. ¹-REILY Duncan A. Metodismo Brasileiro e Wesleyano, SP, Metodista, 1981, p.73. ²-CHRISTIAN HISTORY. Os irmãos Wesley-Charles e John. COGEIME, 2002, pp.20-21.
Pr. Samir Borges da Silva



A LEI DAS PRIMÍCIAS
 Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda... (Pv 3.9,10) 
“Ao mencionar a necessidade de darmos honra ao Senhor em nossas finanças, a Palavra do Senhor fala sobre os nossos bens e também sobre as primícias da nossa renda. Não se trata apenas de honrá-Lo com os nossos bens, nem tampouco de honrá-Lo apenas com a nossa renda, e sim com as primícias desta renda. Por trás de toda uma doutrina fundamentada em ensinos explícitos e figuras implícitas, as Escrituras nos mostram a importância que Deus dá ao nosso ato de entregarmos a Ele as nossas primícias, cuja definição é: “a primeira parte de algo.” Deus não instituiu as ofertas pelo fato de precisar delas, mas para provar o nosso coração numa das áreas em que demonstramos um grande apego. Com a Lei das Primícias não é diferente. Deus não precisa dos primeiros frutos. Nós é que precisamos d’Ele em primeiro lugar em nossas vidas, e este é um excelente exercício para mantermos o nosso coração consciente disto. A importância da Lei das Primícias não estava no que seria feito com a oferta, mas no princípio de ela não ser utilizada em benefício próprio. Entregar ao Senhor as primícias da nossa renda é dar-Lhe honra. É distingui-Lo. É demonstrar o lugar especial que Ele ocupa em nossas vidas. Deus quer ser o Primeiro em nossas vidas. A rebelião de Satanás foi a tentativa de usurpação desta posição divina. E ainda hoje ele tenta tomar o trono de Deus em nossos corações”. Luciano Subirá. www.orvalho.com. “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6.33). Trazer os dízimos e ofertas ao Altar do Senhor é um ato de fé e de conversão. Enquanto não acontecer a conversão de fato, continuaremos pensando que somos os donos do dinheiro e dos bens. Há uma luta constante na vida de cada pessoa. Muitos/as se sentem no direito de querer mandar no dízimo, mesmo após a entrega no Altar. Outros manipulam suas rendas, dividindo o próprio dízimo em diversas partes, fazendo doações aqui e acolá. O que aconteceu com Ananias e Safira (Atos 5), é uma alerta para todos nós. A Obra de Deus merece todo nosso amor, carinho e investimento. – Pr. Samir Borges da Silva.



OS MISERICORDIOSOS

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. (Mateus 5.7)



Misericórdia é uma mistura de dom e virtude. É dom porque todo ato misericordioso é produto da graça divina. É virtude porque nasce de um ato deliberado de uma pessoa e sua prática pode ser aperfeiçoada.

A misericórdia não é exatamente amor mas quase chega a ser amor. Em muitas circunstâncias a misericórdia ocupa o espaço e fica no lugar do amor. Trata-se de uma virtude reserva, mas que em caso de urgência ocupa papel protagonista.

A misericórdia é a virtude/dom do perdão. Para escribas e fariseus que estavam prontos para apedrejar a mulher adúltera Jesus disse: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra” (Jo 8, 7). A misericórdia é o contrário do rancor, o contrário do ódio. Misericórdia começa pelo redirecionamento do olhar. Aquele que olhava para o outro passa a olhar mais para si mesmo. Aquele que antes assumia a função indevida de juiz passa a assumir a função fraterna de companheiro, de irmão. “Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?” (Mt 7,3). Redirecionamento no olhar que impede de atirar a primeira pedra.

A misericórdia começa pela reflexão sobre si mesmo. Se antes havia severidade agora há reflexão. Descubro que o pecado cometido pelo outro também é o meu pecado. Somos iguais e temos as mesmas fragilidades. Olho para o outro e me lembro da advertência do apóstolo: “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia” (1 Cor 10, 12). Estendendo a ele a minha misericórdia estou fazendo um convite para que ele seja misericordioso para comigo. Foi o que afirmou Jesus: “Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles” (Lc 6,31). Este é o caminho: “Amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai” (Lc 6. 35-36).

A misericórdia é escala para o amor. Não existe amor sem misericórdia.
Rev. José Carlos Barbosa



BUSCANDO-O ENQUANTO SE PODE ACHAR.
Dois fatos que dizem respeito à ressurreição do Senhor Jesus ,principalmente àqueles acontecidos na madrugada de sua ressurreição,(terceiro dia) e durante o próprio dia, me encantam por sua beleza e também pelas maravilhosas lições
que podemos retirar dos mesmos para a nossa vida diária.
O primeiro deles diz respeito às mulheres que foram ao túmulo, mal o dia começava a clarear. Quem eram essas mulheres? Seus nomes aparecem no livro de Lucas; Maria Madalena, Joana, Maria mãe de Tiago e outras, que com elas estavam. Elas eram discípulas do Senhor Jesus, e dedicaram suas vidas a amá-lo, a aprenderem com Ele, a segui-lo, e a levarem outros a conhecê-lo.
Eram mulheres frágeis, que nos dias em que se seguiram a Sua morte, encontravam-se abatidas, tristes, amedrontadas, (como seria normal) com tantas dúvidas em seus corações,tantas que carinhosamente prepararam perfumes para levarem e ungirem o corpo de Seu Querido Mestre.Mas, ao mesmo tempo, eram mulheres intrépidas ao ponto de sairem desacompanhadas pela madrugada para irem VER
o sepulcro e Buscar Aquele que dois dias antes havia sido colocado ali. Sua busca não foi em vão. Lucas conta:"Ao chegarem ao sepulcro, Viram que a enorme pedra que fechava a entrada havia sido rolada para o lado. Então entraram - mas o corpo do Senhor Jesus havia desaparecido. Ficaram ali assustadas, procurando imaginar o que teria acontecido com o corpo.De repente, apareceram diante delas dois anjos vestidos de mantos tão brilhantes que os olhos delas ficaram ofuscados. As mulheres ficaram amedrontadas
e se curvaram diante deles. Então os homens perguntaram: Porque que vocês estão procurando no túmulo Alguém que está vivo? Ele não está aqui! Ressuscitou! Não se lembram do que Ele havia dito à vocês na Galiléia?-Que o Messias deveria ser entregue ao poder dos homens maus,ser crucificado,e que ao terceiro dia se levantaria novamente"?
Também, no mesmo dia, iam para Emaús dois seguidores do Mestre.( Emaús era uma aldeia que ficava a onze quilômetros de Jerusalém,onde Jesus havia sido crucificado).Da mesma forma, esses homens sofreram com os acontecimentos
que haviam presenciado e que tocaram seus corações com muita tristeza, abatimento,terror dúvidas, falta de esperança,com os seus olhos voltados para
si mesmos e para os acontecimentos que poderiam se desencadear no futuro.
Tanto, que nem Viram o Mestre aproximar-se, dialogar com eles, e nem mesmo reconheceram sua voz.No final desse diálogo eles lhe dizem: "Nós pensávamos que Ele fosse o glorioso Messias , que tinha vindo libertar Israel.(Como deve ter sido difícil ao Senhor ouvir esta confissão tão vazia, tão sem esperança)...Mas o Mestre chama a atenção deles,mostrando que os fatos recentemente presenciados por
eles, já eram anunciado desde o Gênesis, (primeiro livro da Bíblia) passando pelos profetas até chegar a Ele mesmo.
Ao se aproximarem da residência de Cleofas, o Mestre, o Mestre é convidado para passar a noite ali, e quando iam tomar a refeição, Jesus é convidado a orar.
Então,Jesus pediu a benção de Deus sobre a comida,tomou o pão, partiu e estava distribuindo entre eles, quando, de repente-isto se deu QUANDO SEUS OLHOS FORAM ABERTOS-e eles O reconheceram.
Como aquelas maravilhosas mulheres,que deixaram aquele local para proclamar que o seu Redentor estava vivo,nosso encontro com o Filho de Deus,Ressurreto e Glorioso, leva-nos, também a anunciá-lo ao mundo que verdadeiramente Ele é o Filho de Deus,e que Ele é verdadeiramente o Senhor e Salvador de nossas almas.
Quando de seu ministério aqui entre nós,Ele apresentava-se muitas vezes dizendo:"EU sou". "Eu sou o Pão da Vida.
Quem comer de mim, jamais terá fome"." Eu sou a Porta. Quem entrar por mim, sairá e achará pastagem para vossas almas".Eu sou aquele que está à porta e bato.Se alguém abrir a porta eu entrarei e cearei com ele e ele comigo".
Hoje,ainda agora, o Senhor continua a se apresentar a nós , convidando-nos a aceitá-lo como o Senhor e Salvador de nossas vidas. Você Já fez isso?
Aproveite esse momento e declare-se a Ele.
Que Ele possa entra em seu coração e nele fazer Sua morada! E que Ele te abençõe ricamente.
Solange Guardiano – em memória

08-03-2017  - DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Pastoras, bispas, evangelista, missionárias, trabalhadoras da Obra de Deus, líderes nos lares, casas, empresas: todas são mulheres. Todas são especiais e sábias, que edificam seus lares, igrejas, comunidades, e seguram o Brasil é o mundo de pé.
Em todos os lugares do mundo, são vocês mulheres que seguram os filhos/ e os/as abraçam mesmo diante de calamidades. Mesmo que aconteça adversidades dentro ou fora do lar, são vocês que seguram a barra.
São mulheres, são vidas, são pessoas.
Dignas de aplausos dos homens.
Há se não fossem vocês, o mundo já não existiria. Se não fossem vocês aplacando a ira dos homens.
Se não fossem vocês intermediando a paz entre os/as filhos/as.
Se não fossem vocês curando as feridas dos homens na guerra cotidiana.
São mulheres, e alguém ousou dizer que são "frágeis". A luta daquelas 129 mulheres em New York, causando todas as mortes horríveis, ficou na história para sempre. Mas, sabemos que outras cem mil mulheres já foram sacrificadas pelos delírios hediondos dos homens. Hoje temos uma data. O Dia Internacional das Mulheres. É muito pouco para expressar nossa gratidão
É muito pouco para pedir perdão pelos nossos descaminhos. É um dia curto demais pra caber nossas expressões.
Se quiserem fazer os 365 dias como dia da Mulher, que façam as leis. Que promovam nos calendários do mundo.
Que nesse simbólico dia, o mundo pare por 24 horas. Que os mais de 6 bilhões de habitantes da terra abram um sorriso e lancem ao ar, 6,1 bilhões de flores. Que os 77 milhões de pessoas que nascem no mundo a cada ano, já tragam a semente do bem, da paz e do amor. Parabéns. Mil vezes parabéns. Que vocês mulheres continuem como diz a Bíblia: "A mulher sábia edidica a sua casa" Provérbios 14.1.
No amor de Cristo.
Pr. Samir


IGREJA METODISTA EM BAURU - 05/03/2017

Estamos caminhando rumo aos 90 aos e podemos dizer com muita propriedade que “ATÉ AQUI O SENHOR NOS AJUDOU”.

Por aqui passaram  muitos irmãos e irmãs  que trabalharam muito para que chegássemos até aqui, que seguiram os passos de Jesus e creram em suas promessas. "As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade." Lamentações 3:22-23ª.

Estamos congregando num prédio lindo e bem cuidado, belas acomodações,  onde nos sentimos confortável, com ar condicionado e boas acomodações, temos tudo para um grande avivamento, um potencial enorme para evangelizar e o Brasil é uma das nações onde as igrejas evangélicas mais crescem. 

 Ai nos perguntamos: mas crescem em qualidade ou quantidade?

Sabemos que o papel da Igreja é GANHAR ALMAS PARA CRISTO e feliz é aquele que prega o verdadeiro evangelho de Cristo e sabe e passa adiante que só através de Jesus Cristo terá Salvação. Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é  imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! 

Precisamos pregar o evangelho que transforma que atinge direto o pecador, que faz o pecador se arrepender de seus pecados e entregar sua vida a Jesus.

RUMO AOS NOVENTA ANOS, caminhando para cumprir a meta que foi estabelecida pelo Pastor e lideres de nossa igreja: 90 ALMAS PARA CRISTO.

Um convite oportuno, você que faz parte dessa comunidade está sendo convidado a ver todas as pessoas do seu relacionamento com possibilidade para evangelizar, para estar transmitindo sua satisfação de estar frequentando uma igreja séria e comprometida com o Reino de Deus.

90 ALMAS PARA CRISTO esse e o nosso objetivo enquanto vamos caminhando rumo aos 90 anos.

Faça a sua parte.

No amor de Cristo 

Ministério da Comunicação 

Devocional - Nocenáculo
Deixando Deus fluir
João 15.5
Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15.5
Eu trabalho com revenda de veículos usados. Certo dia, estava no pátio de veículos quando vi um rapaz tentando, sem sucesso, ligar um carro. Logo, ele percebeu que o problema estava na bateria: ela estava descarregada. Por mais que ele tentasse, não conseguiria fazer o carro pegar. Foi preciso empurrá-lo e, depois de ligado, andar bastante com o carro para recarregar a bateria.
Rememorando aquela experiência, fiquei refletindo sobre a nossa vida espiritual. Como a bateria depende de estar em funcionamento para prolongar sua vida útil, estando sempre ligada ao carro, é preciso que estejamos ligados a Deus. Não podemos ficar parados. Se orarmos, praticarmos boas ações, testemunharmos e, principalmente, deixarmos Deus fluir em nós e por meio de nós, 24 horas por dia, não correremos o risco de enfraquecer na fé.

Oração: Obrigado, Deus, por renovares a cada dia a nossa crença, fé, esperança. Não permita que nos afastemos de Ti, e mostra-nos, no dia a dia, os Teus ensinamentos. Amém.

Pensamento para o dia: Fique atento às muitas maneiras pelas quais Deus mostra Seus ensinamentos.

Oremos Para que não descuidemos de nos fortalecer em Deus.

João Carlos Lissone (Bauru, SP, Brasil)
90 ANOS = 90 ALMAS
“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”. 
Efésios 4.15
 90 ANOS: 90 ALMAS PARA CRISTO
Este ano nossa igreja comemora 90 anos – 14 de dezembro
Estamos lançando um desafio para toda a igreja em comemoração aos seus 90 anos.
Nossa aniversariante merece um presente!
O presente: Cada membro conquistar uma alma para cristo.
Cada membro aceitando e se comprometendo, com certeza no dia do aniversário da igreja teremos noventa novos membros para estarem comemorando juntos os 90 anos.
Somos uma Igreja que ao longo do tempo tem mostrado seu valor junto à cidade de Bauru e região, são homens, mulheres, jovens e juvenis comprometidos com a missão.
Nossa missão é ganhar o maior numero de almas para Cristo no menor tempo possível, gerando homens,  mulheres, juvenis e  jovens conforme a imagem e semelhança de Cristo para juntos continuarmos rumo ao Reino de Deus:   amando a Deus de todo o nosso  coração,  servindo uns aos outros,  compartilhando a mesma fé,    Batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e  Ensinando a obediência
Participe desse nosso desafio. Ef. 4:15)
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.
Ministério da Comunicação 

DA MISSÃO DA IGREJA METODISTA
Art. 2º. A missão da Igreja Metodista é participar da ação de Deus no seu propósito de salvar o mundo.
Parágrafo único. A Igreja Metodista cumpre a sua Missão:
a) realizando o culto de Deus, pregando a sua Palavra, ministrando os Sacramentos, promovendo a fraternidade e a disciplina cristãs e proporcionando a seus membros meios para alcançarem uma experiência cristã progressiva, visando ao desempenho de seu testemunho e serviço no mundo;
b) prestando serviços de mensagens, sermões, palestras, orações, por todos os meios de comunicação disponíveis e atendimento pastoral;
c) ministrando Educação Cristã, Teológica e Secular, em todos os graus e níveis e prestando serviços de ação comunitária, filantrópica e benefi cente, por intermédio de suas regiões eclesiásticas e missionárias, de suas igrejas, instituições e órgãos especializados por ela organizados, instituídos ou mantidos. Cânones 2017, Capítulo II, PP.18-19.
O PRESENTE: CADA MEMBRO CONQUISTAR UMA ALMA PARA CRISTO



ESFORÇA-TE PARA SALVAR VIDAS
  “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina”. 2 Timóteo 4:2
                Orlando Boyer, um renomado escritor evangelístico escreveu o livro: “Esforça-te para ganhar almas”, alcançando em 1999 a expressiva marca da 22ª impressão. Seu objetivo principal foi orientar o cristão sobre a tarefa de ganhar almas, individualmente, para Cristo. Um dos desafios mais destacados por Jesus aos discípulos, foi relatar-lhes que a tarefa suprema da Igreja era a evangelização. Sua única defesa seria ganhar almas. A Igreja estaria arruinada sempre que seus membros deixassem de alcançar o perdido. Hoje no mundo existem mais de um bilhão de vidas que nunca foram alcançados pelo Evangelho de Cristo. Atualmente existem mais de quatrocentos milhões de pessoas não evangelizadas que na geração passada. Hoje mais de um quarto de todas as nações, um terço da superfície da terra, e metade da população mundial estão sob a influência do comunismo ateu. Como cristãos estamos apercebidos disso? Como estou encarando a situação atual do mundo? Como Igreja de Cristo o que estou fazendo?. Boyer nos fala sobre a Igreja: Ela não é uma grande arca, em que podem flutuar os favoritos, felizes, e sem cuidado algum por sobre o mar da vida até chegar à praia áurea; Ela não é uma companhia de seguros, à qual se pode pagar prêmios e ficar inteiramente livre do fogo do inferno; Ela não é um clube social, cujos membros se reúnem ocasionalmente para gozar a companhia uns dos outros, se divertirem, e trocarem ideias;  Não é uma casa de saúde em que os deformados espirituais e os moralmente anêmicos tratam de seus males hereditários. A igreja de Cristo é uma instituição ganhadora de almas, a proclamar, a tempo e fora de tempo, que Jesus Cristo salva a todas as pessoas que o aceitarem como Senhor e Salvador.¹. Os metodistas creem na nova vida em Cristo. João Wesley afirmou que no momento em que Deus nos perdoa, Ele recria nossas almas. Nascemos de novo. Deus Javé nos dá segurança interior e somos colocados no caminho rumo à santidade bíblica. Cremos na conversão. Ela é a mais básica transformação na vida. É uma revolução no centro do nosso ser. É um novo nascimento.  Em resumo, nascemos do Espírito Santo quando Cristo se torna a mola-mestra de nossa vida. A conversão ou o novo nascimento é uma mudança básica na mente e no coração. ². O apóstolo Paulo foi enfático com o jovem Timóteo: Apresente-se ao Deus poderoso como um obreiro que não tem de que se envergonhar e que maneja bem a palavra da verdade. Maneja bem, ou proclama sem rodeios ou sem desvios. Estamos no início do ano. Que ótima oportunidade para um novo começo de vida com Deus! Que momento precioso para dizer ao Senhor: “EIS-ME AQUI”.
¹- BOYER Orlando. Esforça-te para Ganhar Almas, SP, Vida, 1999, pp 7-8
²- STOKES Mack B. As Crenças Fundamentais dos Metodistas, SP, Metodista, 1992, pp 99-100

Pr. Samir Borges da Silva

OS FILHOS DO QUARTO!
Estou para escrever desde o dia que me peguei chorando por aquele garoto de 13 anos em São Vicente que por uma brincadeira, veio a falecer.
Não sejamos exageradas para dizer que só agora com advento da WWW temos perdido filhos. Eles faleciam também antes disso. 
Mas antes perdíamos filhos nos rios, nos matos, nos mares, hoje temos perdido eles dentro do quarto!
Quando brincavam nos quintais ouvíamos suas vozes, escutávamos suas fantasias e ao ouvi-los, mesmo a distância, sabíamos o que se passava em suas mentes. Quando entravam em casa não existia uma TV em cada quarto, nem dispositivos eletrônicos em suas mãos. Quero deixar bem claro que não sou contra e nem capetizo tudo isso. Mas queridos, precisamos ser sinceros: temos perdido o equilíbrio.
Hoje não escutamos suas vozes, não ouvimos seus pensamentos e fantasias, as crianças estão ali, dentro de seus quartos, e por isso pensamos estarem em segurança. Quanta imaturidade a nossa.
Agora ficam com seus fones de ouvido, trancados em seus mundos, construindo seus saberes sem que saibamos o que é...
Alguns, como o garoto de São Vicente, perdem literalmente a vida, mas tantos outros aí, ainda vivos em corpos, mas mortos em seus relacionamentos com seus pais, fechados num mundo global de tanta informação e estímulos, de ídolos de youtube, de modismos passageiros, que em nada contribuem para formação de crianças seguras e fortes para tomarem decisões moralmente corretas e de acordo com seus valores familiares. Dentro de seus quartos perdemos os filhos pois não sabem nem mais quem são ou o que pensam suas famílias, já estão mortos de sua identidade familiar... Se tornam uma mistura de tudo aquilo pelo qual eles tem sido influenciados e país nem sempre já sabem o que seus filhos são.
Você hoje pode ler esse texto, amar, marcar os amigos. Pode enxergar nele verdades e refletir. Tudo isso será excelente. Mas como Psicopedagoga tenho visto tantas famílias doentes com filhos mortos dentro do quarto, então faço você um convite e, por favor aceite ! Convido você a tirar seu filho do quarto, do tablet, do fone de ouvido, convido você a comprar jogos de mesa, tabuleiros e ter filhos na sala, ao seu lado por no mínimo 2 dias estabelecidos na sua semana a noite (além do sábado e domingo). E jogue, divirta-se com eles, escute as vozes, as falas, os pensamentos e tenha a grande oportunidade de tê-los vivos, "dando trabalho" e que eles aprendem a viver em família e se sintam pertencentes no lar para que não precisem se aventurar nessas brincadeiras malucas para se sentirem alguém ou terem um pouco de adrenalina que antes tinham com as brincadeiras no quintal !
Cassiana Tardivo


CASAS DE PAZ
"Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil" (1Co 15:58).

Você é crente convertido, participa da Escola Dominical, Culto à noite, foi batizado e aceitou a Jesus como seu salvador, conhece a Palavra de Deus, agora esta sendo convidado/a para não apenas conhecer, mas para também anunciar.
“A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos” -  Lucas 10.2.
Se você já encontrou a Jesus esta feliz, então agora e hora de anunciar de passar sua experiência a outra pessoa sem impor, de uma maneira sublime com muita humildade, primeiro para os da casa depois aos amigos/as.
Vamos encontrar muitas pessoas como Natanael (João 1:45), resistentes a crer por causa de suas ideias e preconceitos.
Somente Jesus Cristo transforma, cura, liberta. Continue fazendo sua parte (ide) nossa tarefa, consiste em convidar orar e jejuar.
São poucos os que ao ouvirem a Palavra de Deus aceitam de imediato e se transformam. Isso acontece porque somente a própria experiência com Jesus pode mudar as pessoas, é um processo.
Cristo está à porta e bate. Ele quer entrar no coração da pessoa a quem você viu como possibilidade de conversão mas ainda tem muitos empecilhos.
Continue fazendo sua parte, ore, jejue e convide outros irmãos para ajudar a retirar a pedra (eis que já faziam 4 dias) que esta impedindo o milagre acontecer . Lazaro estava morto e ressuscitou.
Não desista, tenha fé, anuncie creia que aquilo que Jesus fez no passado durante o seu ministério continua fazendo até hoje com as pessoas. Não vai ser diferente com essa que você escolheu para dar seu testemunho daquilo que um dia também transformou sua vida.
Pense nisso.
João Lissone.


Gratidão 2 - Vivendo o Evangelho
Mário Fernandez 
“Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor” (Hebreus 12:28)
A gratidão deveria ser uma marca de quem vive o evangelho simples, autentico, legítimo, purinho. Decidi-me a escrever uma segunda meditação, depois de argumentar os motivos de ser grato, agora investindo em expôr algumas das muitas formas de ser agradecido. Em outras palavras, começamos falando sobre PORQUE ser agradecidos e agora vamos meditar em COMO.
Podemos começar a ser agradecidos do modo mais óbvio possível: falando. Dizer “obrigado Senhor” pode ser superficial, ou não. Mas precisa ser dito, nada é mais básico do que isso. É simples, é grátis, não humilha e não exige formação acadêmica. Funciona. Isso pode ser feito em voz alta, em silêncio, mentalmente, em oração. Precisa ser feito.
Podemos também agradecer retribuindo. No caso da nossa salvação por exemplo não existe uma forma de retribuir, mas pela natureza que desfrutamos (podemos preservá-la), pela família (podemos zelar por ela), pela saúde (cuidando dela), pelo dom da vida (preservando) e mesmo pela nossa igreja (podemos servir através dela). É uma retribuição singela, mas faz parte.
Podemos agradecer presenteando, mas Deus é dono de todas as coisas. O que pode lhe interessar que já não seja Dele? Talvez almas perdidas… Talvez alguma honraria que Lhe seja devida. Talvez seja o mais complicado,
Podemos agradecer elogiando, tanto com palavras diretas (direcionadas a Ele) como para outras pessoas. Se eu contar para todo mundo das maravilhas que Ele fez e tem feito, rasgar elogios sobre Suas obras, com isso estou agradecendo.
Claro, podemos agradecer honrando e amando, mas estamos falando de como fazer as coisas. Servir para mim é a forma mais clara de honrar e amar ao Senhor. Quando eu O sirvo fazendo qualquer coisa para o Seu Reino em detrimento de meus interesses individuais, estou mandando uma declaração à Ele de que sou propriedade Dele. Se Ele é meu dono eu posso servi-lo por obrigação, obediência, constrangimento, medo - ou por gratidão, que é o caso.
Mas na minha opinião nada é mais eficiente como agradecimento do que agradar (no sentido de fazer coisas do agrado). Quando meus filhos fazem as coisas que eu gosto me sinto agradecido por tê-los criado. Quando fazemos o que é do agrado de Deus, estamos agradecendo incontestavelmente a Ele.
Se você conhece ou entende outras formas de agradecer que sejam práticas, nos ajude com seus comentários. Estamos todos ansiosos por fazer mais para o nosso Dono.
“Senhor, obrigado pela herança de um Reino Inabalável. Agora quero te agradecer de forma prática e visível, aplicando aquilo que sei e Te honrado mais e mais.“

DIA DO CORAÇÃO AQUECIDO  24 DE MAIO 
"A autêntica experiência de salvação é transformadora. Ou impacta a orientação total da vida ou não é autêntica.” John Wesley
 “Dá-me dez homens que nada odeiem senão o pecado, que nada temam senão Deus e que nada busquem senão almas perdidas, e eu transformarei o mundo em chamas” Jonh Wesley.
 O dia 24 de maio é conhecido entre nós, metodistas, como o dia do coração aquecido. Neste dia, no ano de 1738 na Rua Aldersgate em Londres, Jonh Wesley passa por uma experiência espiritual que mudaria não apenas sua vida mas o mundo ao seu redor.
 Interessante como o próprio John Wesley descreve em seu diário sua experiência: ”À tarde fui, com pouca vontade, a uma reunião na Rua Aldersgate (Londres); quando cheguei alguém estava lendo o prefácio de Lutero à Epístola de Paulo aos Romanos. Cerca das vinte horas e quarenta e cinco minutos, enquanto ele descrevia a mudança que Deus opera mediante a fé em Cristo senti o coração maravilhosamente aquecer-se, senti que eu agora confiava realmente em Cristo, somente em Cristo, para salvação; e me foi dada a segurança de que Cristo havia perdoado os meus pecados, sim, os meus, e que eu estava salvo da lei do pecado e da morte”.
 Desse relato é possível aprender que:
1) A experiência do coração aquecido acontece a partir do estudo e da leitura da Palavra;
2) A experiência foi fruto do dom da fé;
3) A experiência proporcionou "segurança" em sua própria salvação.

Fote: http://www.metodistalondrina.com.br/editorial/palavras-pastorais/item/142-24-de-maio-dia-do-cora%C3%A7%C3%A3o-aquecido.html





MÊS DO LAR E DA FAMÍLIA
 “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham
os que a edificam” Salmo 127.1
Maio é considerado o mês do lar ou da família. O alicerce da sociedade humana sempre foi a família. Uma sociedade que menospreza tais valores poderá ruir ao longo dos anos. Quantos lares arruinados!. Quantos casais em desarmonia!. Quantos filhos e filhas entristecidos por causa da situação conflitante de seus pais. Precisamos caminhar por princípios, evitando as ondas do momento. Seguem algumas sugestões para os pais modernos.
1. Faça do amor a pedra fundamental do lar. Os filhos devem aprender o que é o amor por meio do lar. Aquele que nunca ouve as palavras, "eu te amo" experimenta grandes dificuldades em aceitar o amor de outrem e mesmo de Deus. 2. Ao invés de criticar severamente os filhos pelos erros que cometem, é melhor louvar as coisas boas que fazem.Naturalmente uma palavra de conselho e advertência na hora certa é necessária. 3. Dedicar algum tempo aos filhos cada semana. Não basta o pão que o pai providencia, nem todas as vantagens materiais. A criança precisa do carinho e atenção pessoal do pai, para que a sua personalidade se forme bem ajustada. 4. Na sua vida diária, doméstica e espiritual, procure desenvolver as qualidades de cada filho. 5. A atmosfera do lar deve ser de alegria, fraternidade e amor. 6. Ajude seus filhos na escolha dos amigos e companheiros. Os pais devem dar conselhos e mostrar os perigos. 7. Providencie tarefas domésticas para os filhos fazerem. 8. Mostre em palavras como um problema deve ser atacado para ser solucionado. Muitas pessoas nunca aprendem a resolver os problemas da vida por si sós, permanecendo durante toda a sua vida um peso para a sociedade. 9. Faça de seu lar um ninho para cuidar dos filhos quando fracos, um jardim para proporcionar-lhes um crescimento bem ajustado durante a meninice e uma fortaleza para protegê-los das tentações durante a mocidade. 10. Acima de tudo, leve os filhos a aceitar Jesus como o Salvador pessoal e ajude-os a reconhecer na igreja um lugar de culto, de reverência e de fraternidade espiritual."Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele"  (Pv. 22.6). Fred Lee Hawkins - Fonte: Programas Especiais – Mãe, pai e família, pp. 156-157.
Que as bênçãos de Deus inundem os vossos lares e famílias.

Pr. Samir Borges da Silva



CASA DIVIDIDA
“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: "Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.” Mateus 12.25

A última eleição presidencial brasileira mostrou uma divisão da população entre norte e sul. Numa figura representativa, o mapa do Brasil foi pintado nas cores Azul( sul e sudeste) e Vermelho( centro oeste, norte e nordeste. Depois dessa configuração, os debates políticos, não mais se arrefeceram. Assistir ou ouvir  uma sessão, na Câmara dos Deputados, Senado, Comissões especiais ou debates diversos, refletem, muitas vezes, esse clima hostil.
Muitos brasileiros/as olharam atônitos, o erguer de um muro no gramado do Congresso Nacional, para dividir o povo que lá se amontoará aos milhares, aguardando a decisão da votação pro ou contra o Impeachment da presidente.
A palavra divisão significa duas visões ou dupla visão, vertigem. Jesus disse que uma casa, uma família, um reino dividido, não subsiste, perde a força. A Bíblia revela a história de Satanás que pretendia dividir o céu e assentar-se no trono, sendo semelhante ao Altíssimo. Na sua rebelião conseguiu levar 1/3 dos anjos do céu. Esaú e Jacó,  irmãos, brigavam dentro do ventre da mãe. Quando Esaú nasceu, Jacó estava segurando seu calcanhar. Durante toda a vida Jacó foi um trapaceiro e suas atitudes geraram ódio no coração de seu irmão. Fato que mudou somente quando teve um encontro com o anjo de Deus.  A parábola do filho pródigo relata um impasse numa família entre o pai e dois irmãos que não combinavam e não se toleravam. O irmão mais velho não tolerava o fato do pai oferecer perdão ao irmão que deixou tudo pra trás para viver dissolutamente.
O Apóstolo Paulo, em 1Coríntios 1.10-15, suplicou aos irmãos de sua época, a igreja, para que não existisse no meio deles, nenhuma divisão e nem prioridade a favor de Paulo, Apolo ou Pedro. Enfatizou: Cristo não está dividido. Todos nós trabalhamos para Jesus. A Igreja não é do homem, é do Senhor Jesus.
Nosso desafio atual é fazermos tudo e de tudo para que haja paz pessoal, familiar, na igreja, sociedade e país. Que nossa vida seja motivo de bênçãos e unidade. Foto: oglobo.globo.com.
Pr. Samir Borges da Silva.




BUSCA DO AVIVAMENTO
A igreja Central está passando por uma nova fase. Você que está afastado não tem participado dos trabalhos da Igreja, esta frequentando outras igrejas que não essa onde você um dia foi membro e fez votos de fidelidade, hoje estamos convidando você a ver as maravilhas que Deus está fazendo em nosso meio.
No Informativo Regional de março e abril 2016, foi publicado um pouco do que está acontecendo na Central:
1-Comentário sobre o Retiro Espiritual 2016 – Chácara Ebenezer com o tema: Obediência.
2-Campanha Irmão ajuda Irmão – Colocar seu carro a disposição de outros irmãos que não tem como se locomover para vir aos trabalhos da Igreja.
3-Instalação da Igreja Metodista na Vila Santista – Conquistou sua Autonomia.
Outros acontecimentos em andamento:
Consagração de Evangelista – Ernani de Almeida – consagrado Evangelista e já assumiu como líder a Igreja de Tibiriçá.
1-Lençóis Paulista – Evangelista e Pastora Mailza Flores – Trabalhos em franco desenvolvimento.
2-Casas de Paz – Inicio dos trabalhos – Uma estratégia para levar famílias a experimentar a paz que só Jesus pode oferecer. Trabalho inspirado no modelo de Jesus Cristo, quando enviou 70 discípulos de 2 em 2, a fim de levar a Paz de Cristo a centenas de casas da nossa cidade.
3-Café da Manhã – Domingo especial em comemoração a ressurreição. Cantata das Crianças e Coral no culto a noite em comemoração a Páscoa.
4-Encontro dos ministérios de Oração – Chá da Tarde – Acontece todo o final de mês com uma bela confraternização e testemunhos dos milagres acontecidos em nosso meio.
Esses são os motivos e acontecimentos que estão nos levando a buscar um Avivamento Pleno e Verdadeiro na Igreja Central.
Você que ainda não faz parte desses acontecimentos, que ainda está indeciso ou incrédulo está sendo convidado a voltar para a Igreja onde seus pais fazem parte onde um dia você fez parte e se alegrou em Cristo em companhia (comunhão) de outros Irmãos. 
Com certeza você tem acompanhado nossos trabalhos através da Mídia, Boletins Bimba, Bimba Kids, Face, Blog e Whatsapp.
A igreja precisa de você meu querido Irmão, coloque seus dons a disposição de Deus.  O avivamento não é de responsabilidade do Pastor, dos lideres. É responsabilidade de todos.  O Avivamento já está acontecendo mas, precisamos de você  “Juntos somos mais fortes”. Venha fazer parte da Escola Dominical, dos cultos e reuniões de oração. Seja um “Discípulo, nos caminhos da Missão aqueles que produzem frutos de uma vida santificada”.
AVIVAMENTO é a busca incessante da Igreja, aos dons espirituais e, anelante desejo de gerar o fruto do Espirito (1Cor. 12, Gal. 5.22)
Oremos para que Deus com sua infinita bondade traga de volta os crentes ao templo para fazer parte dessa “Família de Família” e a prática da oração, comunhão e Adoração. Para que devolva nossos Jovens e nossas crianças. Que devolva a nossa Escola Dominical a mesma graça e beleza que tinha antes.
O Verdadeiro avivamento, a mudança começa em mim em cada um de nós.
João Lissone.


EDUCAÇÃO: DIREITO E DEVER DA FAMÍLIA

“Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais”.
(ECA, artigo 22)
A Educação é o tema que mais faz parte do nosso cotidiano. Cabe aos pais a responsabilidade de educar seus filhos. Precisamos refletir se a educação que temos dado tem fortalecido e edificado nossa família.
                Educar não é uma atarefa simples, pois envolve aspectos culturais e elementos que passam de geração em geração. Como podemos então fortalecer e deificar a nossa família?
                A principio precisamos nos preparar melhor para enfrentarmos as mudanças que acontecem com o passar dos tempos. Precisamos também ter referenciais que irão nos guiar diante das grandes diversidades criadas pelo ser humano. Como então mudar nossa própria família se não participamos da educação dos nossos filhos?
                Educar é participar e se envolver nas atividades que envolvem a vida dos filhos. A criança está em constante aprendizado e preparação para a vida e nesse período a Escola tem um papel importante e determinante na formação da criança.
                É na Escola que a criança passa grande parte do seu dia e se relaciona com figuras de autoridade e onde busca a auto-afirmação de sua personalidade. Reflita comigo: conhecemos a professora dos nossos filhos? A merendeira? Você sabe o que tem sido ensinado ao seu filho na Escola?
                Participamos da vida escolar de nossos filhos é um dever e um direito dos pais. Os pais precisam acompanhar o que tem sido ensinado aos seus filhos, bem como as tarefas e trabalhos que devem ser feitos em casa.
                A reunião de pais deve ser um espaço democrático e participativo onde os agentes efetivos de educação irão trocar experiências e pensar em maneiras que mais funcionem para o crescimento integral das crianças. A contribuição dos pais na educação dos filhos não é uma opção e sim um dever e direito.
                Como participar da educação dos filhos? Envolvimento. Vamos nos envolver no Conselho Escolar da Escola onde seu filho estuda. Pela lei toda Escola deve ter um Conselho com a participação de professores, funcionário e pais. Conheça o Plano Municipal de Educação de Bauru. É um documento que direciona as diretrizes, metas e objetivos em nossa cidade na área da Educação.
                Não podemos ficar somente criticando as coisas erradas ou que não funcionam. Precisamos fazer parte da solução dos problemas. Temos o melhor “Caminho” para a Educação de Bauru. Não podemos nos ausentar nos momentos de planejarmos o futuro dos nossos filhos e sim no envolvermos no planejamento da educação em nossa cidade.
                Mobilização. Sabemos que quando estamos juntos e unidos num mesmo propósito os objetivos podem ser alcançados mais rápido. Quando apenas falamos ou tentamos ter atitudes individuais, dificilmente atingimos nossos objetivos.
                Convido você a participar de uma grande força-tarefa em favor da Educação, com o propósito de cooperar com as famílias e com as entidades ligadas a área da Educação. Pais, profissionais, estudiosos ou qualquer pessoa que queira cooperar para o fortalecimento das famílias podem participar.
                Contamos com a sua participação para fortalecer a “Instituição” da família e cooperar com os pais do fortalecimento e edificação dos vínculos familiares.
Para cooperar e receber informações sobre o assunto envia um e-mail e entraremos em contato com você. Participe dessa mobilização em favor da família.
Casemiro de Abreu NetoConselheiro tutelar  - casemirojudo@hotmail.com

               



Carta Pastoral do Biênio 2016-2017
Depois de, nos últimos dois biênios, termos como nossa motivação o tema Discípulas e discípulos nos caminhos da missão, enfatizando “cumprem o mandato missionário de Jesus” nos anos de 2012 e 2013 e “formam uma comunidade de fé, comunhão e serviço” em 2014 e 2015, chegamos ao biênio 2016 e 2017 preparados/as para desenvolver os nossos dons e ministérios motivados/as pelo tema: Discípulas e Discípulos nos caminhos da missão produzem frutos de uma vida santificada.
Os/A bispos/a escreveram a carta que se segue para motivar as igrejas, as lideranças e todo o povo metodista a que produzam frutos de uma vida santificada. O tema dessa carta divide-se em dois subtemas:
1. Produzindo frutos
2. Frutos de uma vida santificada

O subtema Produzindo frutos se desenvolve em três capítulos:
“Para ser frutífera ou frutífero, é necessário ter as raízes em terra boa”; “Para ser frutífera ou frutífero, precisamos ter tronco e galhos saudáveis” e “Para ser frutífera ou frutífero, precisamos ser fertilizadas ou fertilizados”.

O subtema Frutos de uma vida santificada se desenvolve em três capítulos:
“Obediência ao Grande Mandamento (amar a Deus e amar ao próximo) através dos atos de piedade e das obras de misericórdia”; “Obediência à Grande Comissão” (fazer discípulos de todas as nações) e “Vivenciando o desafio da Unidade”.

Aproveite essa carta pastoral para avançar nos caminhos da missão, desenvolvendo novas ações afirmativas.
Bispo Adonias Pereira do Lago

Presidente do Colégio Episcopal


O ÚLTIMO DOMINGO DO ANO
“Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se”. Apocalipse 22.11.
Acordamos no último domingo do ano. O/a filho/a do/a crente, acostumado com a Escola Dominical, recebeu a última chamada dos seus pais ou responsáveis: “é hora de levantar e se aprontar para não chegar atrasado na Escola Dominical”. Os pais, que amam os ensinamentos da Escola, nossa boa Escola Dominical, se aprontam como podem. Eles também se esforçam para alcançarem o início do culto e da ED. É o secular costume dos/as crentes, principalmente aqueles/as das Igrejas Históricas, que preferem a solidez dos ensinos bíblicos. Breve também chegará a noite. O culto das tradições cristãs de domingo, também será o último do ano. É hora do povo de Deus, se dirigir para os templos, congregações e pontos missionários. É uma marcha santa de crianças, adolescentes, jovens, e adultos. Famílias inteiras caminham esperançosas rumo aos locais de adoração ao verdadeiro Deus e Senhor, criador de todas as Coisas. Multidões em festa se deslocam a pé, de circular, ônibus, carros, caminhões, canoas, carroças, bicicletas, motos e outras conduções. O importante é chegar ao local da comunhão. Juntos esquecem-se das dores e aflições da vida. Unidos, a fé de cada um/a aumenta. Reunidos, encontram oportunidades de crescimento. No convívio, o amor se espalha. Na fraternidade, todos/as recebem as bênçãos de Deus. Nesse domingo, cantaremos o último hino, entoaremos o derradeiro cântico espiritual, finalizaremos os textos bíblicos, sermões e as Classes da Escola Dominical. As pessoas atentas aproveitarão para oferecerem aos seus/as irmãos/ãs, aqueles sorrisos fraternos e os apertos de mãos. Afinal, é o último domingo do ano. Ninguém vai querer se despedir do último domingo, com o rosto em carranca e ar de infelicidade. São apenas 24 horas. Tempo curto para tantas coisas. Mas, a Bíblia nos lembra para não desprezarmos os pequenos começos. O último versículo apreciado encontra-se em Ap 22.11. Sua clareza é significante. Mesmo no último domingo do ano, encontraremos muitas pessoas continuando a fazer injustiça e caminhando na imundície. Mas, graças a Deus, multidões continuarão na prática da justiça, procurando viver debaixo da Graça divina, santificando dia a dia suas vidas. No último domingo do ano, a Igreja Metodista recebe o desafio para 2016: “DISCÍPULAS E DISCÍPULOS NOS CAMINHOS DA MISSÃO: PRODUZEM FRUTOS DE UMA VIDA SANTIFICADA”. O alvo missionário está à nossa frente. Compartilhamos o último versículo bíblico, desejando que ele se cumpra em nós. “A Graça do Senhor Jesus seja com todos”. Ap. 22.21.
FELIZ ANO NOVO.
Pastores/as e suas famílias



DIA DO/a PASTOR/a APOSENTADO/a - HOJE
A ideia nasceu no Congresso de Mulheres do Rio de Janeiro. Eis que o semeador saiu a semear... e uma parte caiu em terra boa e frutificou.
A história da criação do dia do pastor(a) aposentado é muito bonita. Foi uma ideia inspirada da nossa saudosa irmã Letícia Pantaleão, que foi aprovada no Congresso Distrital das Mulheres do Rio de Janeiro e, depois, da própria Federação Regional. Hoje, essa comemoração faz parte do calendário oficial de nossa igreja em todo o Brasil.
O primeiro culto comemorativo foi realizado na Igreja Metodista de São João, hoje chamada de Igreja de Gamboa, no segundo domingo de novembro de 1959...
As Sociedades de Mulheres fincaram novo marco na história da Igreja Metodista do Brasil, marco assaz amparado de largos propósitos e, de si, convidativo, para a segunda jornada dos pastores já aposentados, mas ainda operários da grande causa do Senhor, seu Mestre e Salvador. Estava, pois criado, oficialmente, o Dia do Pastor(a) Aposentado(a) - segundo domingo de novembro.
Eles(as) merecem. São vidas dedicadas, homens e mulheres que, um dia, atenderam ao chamado do Mestre para realização de Sua obra. E obedientes, amorosos e devotados, foram fiéis. Não fraquejaram nas lutas e, por isso, vemos hoje, muitos frutos de seus trabalhos.
Sabemos que fácil não foi, mas experimentando o grande amor do seu Senhor, nas horas difíceis de insatisfações, eles puderam ouvir um ciciar manso e suave, a voz do seu pastor a dizer-lhes "a minha graça te basta".
Pastores(as) aposentados(as), a vocês nossa gratidão pelo que representaram e ainda representam. Muitas das suas ovelhas já foram aos pastos eternos. Muitas aí estão, testemunhando o apoio e cuidado que receberam de vocês. Louvado seja Deus por suas vidas, seus exemplos, seus trabalhos que ainda permanecem. Mesmo com a cabeça prateada, com braços alquebrados, que talvez não tenham a mesma força de antes, ainda são heróis porque, depois de todas as lutas, estão firmes espiritualmente.
O Senhor lhes abençoe e lhes guarde. www.metodista.org.br/pastor-aposentado.
Nira Faleiro
A Igreja Metodista em Bauru parabeniza todos/as os/as pastores/as aposentados/as. Nossa gratidão a vocês.



AMAMBAI RECEBE PROJETO “UMA SEMANA PRA JESUS
Amambai recebe, de 17 a 25 de Julho, o 20º Projeto Missionário “Uma Semana pra Jesus”. Com a iniciativa da Igreja Metodista – 5ªRE, as atividades contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Amambai. Será uma semana inteira de atendimento à comunidade em sistema de mutirão nas áreas de saúde, formação educacional, promoção social e evangelismo.
Contando com cerca de 500 voluntários, o evento trará à população de Amambai serviços gratuitos como exames de diabetes, colesterol, dentistas, protéticos, fisioterapeutas, nutricionistas, medição de pressão e corte de cabelo. Os moradores receberão também orientações sobre questões jurídicas, meio ambiente, entre outros.
Universitários e profissionais das mais diversas áreas são voluntários para a realização do projeto. Neste ano, participarão alunos dos cursos de Odontologia, Fisioterapia, Biomedicina, Biologia, Nutrição e Veterinária.
Realizado há 20 anos em diversas cidades do País, o projeto “Uma Semana pra Jesus” tem como objetivo apontar possibilidades de melhorias na qualidade de vida no âmbito individual e comunitário do Município.
Para o Prefeito Sergio Barbosa, é com grande satisfação que Amambai recebe o projeto. “Uma Semana pra Jesus é um projeto de grandes proporções e que deixará para o Município um legado muito amplo, desde conhecimento, cultura, saúde e até mesmo na área espiritual. Amambai ser escolhida para receber o projeto é uma grata surpresa e tenho certeza que a população só tem a ganhar com os serviços oferecidos”, ressaltou o prefeito, que não mediu esforços em mobilizar as Secretarias Municipais durante o ano que antecedeu ao evento.
A Prefeitura de Amambai, através de todas as secretarias que a compõem, tem se empenhado desde o início da organização do Projeto, de forma a facilitar a ação dos voluntários e proporcionar as condições ideais para a execução do mesmo e a realização das atividades de forma satisfatória.
Durante a semana, Amambai também contará com apresentações ao ar livre de teatro, música, danças e atividades para crianças como histórias e brincadeiras. Todas as noites, a organização realizará cultos de louvor com músicas e mensagens especiais no Centro de Eventos da Prefeitura Municipal, a partir das 19h30.
Fonte: Decom - Departamento de Comunicação, 07/07/15. Apoio da Prefeitura é fundam.
DEUS ABENÇOE A TODOS/AS OS/AS MISSIONÁRIOS/AS. Vão e voltem na paz do Senhor Jesus.
Pr. Samir Borges da Silva

SOCIEDADE METODISTA DE MULHERES
SMM HISTÓRICO No dia 05 de julho de 1884, na Igreja Metodista do Catete, no Rio de Janeiro, surgia a primeira Sociedade de Mulheres, e na ocasião foi chamada de Sociedade Missionária. Tempos depois, foi o nome mudado para Sociedade Auxiliadora. Após a autonomia da Igreja Metodista, em 02 de setembro de 1930, em São Paulo, passou a chamar-se Sociedade Metodista de Senhoras. Hoje, denomina-se Sociedade Metodista de Mulheres, considerando o processo de inclusão sem distinção de idade, situação civil e outras. Iniciou com apenas oito mulheres. Atualmente 70%, aproximadamente da membresia da Igreja Metodista do Brasil é composta pelo sexo feminino. O texto bíblico que inspirou a primeira reunião de mulheres foi "não desprezes os dias dos pequenos começos" (Zc 4.10). blogspot da smm da IMASUL. REGIMENTO SOCIEDADE METODISTA DE MULHERES Da Constituição - Art. 1º - As Mulheres Metodistas se organizam sob a denominação de SOCIEDADES METODISTAS DE MULHERES, de acordo com o art. 144, item 5 e 147 dos Cânones da Igreja Metodista. (Cânones 2012). Dos Fins - Art. 2º - Cada Sociedade Metodista de Mulheres, tem como finalidade o cultivo de experiências cristãs no terreno da devoção, dos estudos bíblicos, da fraternidade, da recreação, do serviço e do auxílio entre as mulheres, bem como o apoio a todas as atividades que visem à unidade da Igreja, ao seu crescimento espiritual, numérico e ao fortalecimento da Igreja Local. Do Lema e do Moto - Art. 3º - O lema da Sociedade é “VIVER PARA SERVIR”, instituído por inspiração da missionária Eula Kennedy Long. Art. 4º - As reuniões da Sociedade se encerram com o versículo 17 do Salmo 90 – “Seja sobre nós a Graça do Senhor Nosso Deus e confirma sobre nós a obra das nossas mãos, sim, confirma a obra de nossas mãos”. Das Sócias - Art. 5º - Pode ser sócia da sociedade, qualquer mulher, que esteja de acordo com seus fins e que:1- solicite a sua inclusão no rol e tenha o seu nome recomendado pela Diretoria; 2- seja aceita por maioria dos votos das sócias presentes em reunião ordinária:3- responda de forma afirmativa à seguinte pergunta: “Cumprirá o Regimento da Sociedade Metodista de Mulheres, participará de suas atividades e assistirá às reuniões?” PARABÉNS SMM PELO SEU DIA - Pr. Samir Borges da Silva

AMOR PELA IGREJA

“Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” Efésios 5.25

Igreja do Senhor! Proclama com fervor: Quem salvar é só Jesus! A todo pecador declara com amor: Quem salva é só Jesus! (João Gomes da Rocha, 1861-1947) – Hinário Evangélico nº 237.
Desperta, Igreja! E vem o teu dever cumprir! E vem faze a Cristo conhecer; A Tua mão estende com paciente amor; Não deixes pecador nenhum se vá perder. (A.J. Rodrigues da Silva) – Hinário Evangélico nº 203.
A Igreja Metodista tem uma missão: “PARTICIPAR DA AÇÃO DE DEUS NO SEU PROPÓSITO DE SALVAR O MUNDO. Para cumprir essa ordem, a Igreja realiza o culto a Deus, prega a Sua Palavra, ministra os sacramentos, promove a fraternidade e a disciplina Cristãs e proporciona a seus membros meios para alcançar uma experiência cristã progressiva, visando ao desempenho de seu testemunho e serviço no mundo” (Cânones Ig. Metodista). John Wesley, fundador do Metodismo, nunca cessou de enfatizar o dever da comunhão frequente, desejando que o seu povo participasse das reuniões da Igreja, pelo menos uma vez por semana. “Há um Espírito” que anima a todos os membros vivos da Igreja de Deus... “Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse não é dele”(BURTNER R.W;  CHILES R.S. Coletânea da Teologia de João Wesley, SP,JUGEC, 1960, Pp. 259-260).
Amor pela Igreja, é o tema desta pastoral. Muitos/as tem perdido esse amor. Como diz as Escrituras: “O amor de muitos esfriará”. A partir dos anos de 1970, com o surgimento de novos movimentos religiosos, foi amplamente divulgada por elas, a filosofia do “DESAMOR” pela igreja local ou denominação. O que importava, segundo aquela filosofia, era a satisfação pessoal religiosa. Assuntos como: Fidelidade, amor, firmeza, responsabilidade e outras boas qualidades milenares, foram substituídas pelo prazer pessoal, resultando num corre-corre de líderes e membros, como diz a Bíblia, “andando de um lado para o outro”.

Amor pela igreja do Senhor Jesus, e amor pela igreja local onde Deus nos plantou. Ali é o nosso campo de batalha diária. Lá, é o lugar onde devemos empregar todas as nossas forças. Lugar onde devemos depositar nossos dízimos e ofertas. Ambiente onde devemos auxiliar no crescimento da Obra de Deus. Lugar onde devemos exercer todos os dons e ministérios que Deus já nos deu. Como está o seu amor pela igreja?. Chegou o tempo preparado por Deus para uma batalha espiritual tremenda. Ninguém pode ou deve ficar de fora. Todos e todas são importantíssimos/as. Cada um/a ocupando o seu lugar ao lado do Senhor da Igreja. “Estás tu pronto?”.    

Pr. Samir Borges da Silva


OSSOS SECOS -  Ez 37.1-14
“Veio sobre mim a mão do Senhor; ele me levou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos.
Então me perguntou: Filho do homem, acaso poderão reviver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes.
Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o Senhor.
Então profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso.  Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito.
Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso.
Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados”. 
Ezequiel Capítulo 37, versos 1 a 11.

Este relato do Profeta Ezequiel é impressionante. Eruditos bíblicos de todos os tempos têm discutido se a experiência foi real ou se foi apenas uma visão.

Apesar de ser uma discussão interessante, eu quero apenas salientar que esta visão retrata a nossa condição espiritual em alguns momentos de nossas vidas, quando nos sentimos“como ossos secos”. Depois de anos de luta, acabamos como que mortos por dentro, apesar de vivos por fora.

Parece que a vida perde o significado e o prazer. Tanto faz, como tanto fez. Vai-se levando a vida, ou sendo levado por ela.

Nem conseguimos mais nos lembrar da sensação de estar apaixonado, de sonhar, de rir ou simplesmente sorrir.

E, quando alguém nos pergunta quando as coisas vão melhorar, respondemos igual ao profeta: “Só Deus sabe!”

QUERO DESTACAR APENAS DUAS VERDADES DESTE TEXTO:

1. Somente a Profecia Bíblica pode conduzir-nos de volta à vida.

Somente a verdadeira pregação da Palavra de Deus pode reviver ossos secos.

Discursos não revivem ninguém; a Palavra de Deus, sim! A pseudo-pregação não faz nada por ninguém; a profecia bíblica ressuscita os mortos!

2. Não interrompa a Profecia

Se Ezequiel tivesse parado de profetizar quando viu os tendões, a carne e a pele, teria apenas transformado esqueletos em cadáveres.

Muitas pessoas “mortas por dentro” começam a ouvir a Palavra de Deus e assim que passam a experimentar algum movimento, algum sinal de vida em seu interior, abandonam o caminho de Deus. Ainda não era a vida, mas, animados com alguns resultados imediatos, deixam de ouvir a Pregação do Evangelho. Em breve o cheiro de carniça vai começar, pois tais pessoas foram transformadas de esqueletos em cadáveres.

Mas, se persistirem, receberão o sopro de vida. Aí, sim, o que Deus começou em suas vidas será completado.

Jesus Cristo é a vida. Ele afirmou: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele não é um tipo, uma opção ou um estilo de vida. Ele é a própria vida.

Ele morreu por nós numa cruz nojenta para dar-nos vida. E vida em abundância. Vida eterna. Deus seja louvado.
Não deixe de ouvir a Palavra de Deus.
O Apóstolo João bem que disse: “Quem é de Deus ouve a palavra de Deus”.


Autor: Pr Franco - http://www.sitedopastor.com.br/ossos-secos/.




ESFORÇA-TE PARA SALVAR VIDAS
Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento” Lucas 15.7
Orlando Boyer, um renomado escritor evangelístico escreveu o livro: “Esforça-te para ganhar almas”.  Seu objetivo principal foi orientar o cristão sobre a tarefa de ganhar, individualmente, almas para Cristo. Um dos desafios mais destacados por Jesus aos discípulos, foi relatar-lhes que a tarefa suprema da Igreja era a evangelização. Sua única defesa seria ganhar almas. A Igreja estaria arruinada sempre que seus membros deixassem de alcançar o perdido. Hoje no mundo  existem mais de um bilhão de vidas que nunca foram alcançados pelo Evangelho de Cristo. Atualmente existem mais de quatrocentos milhões de pessoas não evangelizadas que na geração passada. Hoje mais de um quarto de todas as nações, um terço da superfície da terra, e metade da população mundial, estão sob a influência do comunismo ateu. Como cristãos estamos apercebidos disso? Como estou encarando a situação atual do mundo? Como Igreja de Cristo o que estou fazendo?. Boyer nos fala sobre a Igreja: Ela não é uma grande arca, em que podem flutuar os favoritos, felizes, e sem cuidado algum por sobre o mar da vida até chegar à praia áurea; Ela não é uma companhia de seguros, à qual se pode pagar prêmios e ficar inteiramente livre do fogo do inferno; Ela não é um clube social, cujos membros se reúnem ocasionalmente para gozar a companhia uns dos outros, se divertirem, e trocarem ideias;  Não é uma casa de saúde em que os deformados espirituais e os moralmente anêmicos tratam de seus males hereditários. A igreja de Cristo é uma instituição ganhadora de almas, a proclamar, a tempo e fora de tempo, que Jesus Cristo salva a todas as pessoas que o aceitarem como Senhor e Salvador¹. Os metodistas creem na nova vida em Cristo. João Wesley afirmou que no momento em que Deus nos perdoa, Ele recria nossas almas. Nascemos de novo. Deus Javé nos dá segurança interior e somos colocados no caminho rumo à santidade bíblica. Cremos na conversão. Ela é a mais básica transformação na vida. É uma revolução no centro do nosso ser. É um novo nascimento.  Em resumo, nascemos do Espírito Santo quando Cristo se torna a mola-mestra de nossa vida. A conversão ou o novo nascimento é uma mudança básica na mente e no coração². O apóstolo Paulo foi enfático com o jovem Timóteo: Apresente-se ao Deus poderoso como um obreiro que não tem de que se envergonhar e que maneja bem a palavra da verdade. Maneja bem, ou proclama sem rodeios ou sem desvios ((2 Timóteo 2.15).
Estamos no início do ano. Que ótima oportunidade para um novo começo de vida com Deus! Que momento precioso para dizer ao Senhor: “EIS-ME AQUI”.
¹- BOYER Orlando. Esforça-te para Ganhar Almas, SP, Vida, 1999, pp 7-8
²- STOKES Mack B. As Crenças Fundamentais dos Metodistas, SP, Metodista, 1992, pp 99-100

Pr. Samir Borges da Silva



OS CEGOS E O ELEFANTE
Certo dia, um príncipe indiano mandou chamar um grupo de cegos de nascença e os reuniu no pátio do palácio. Ao mesmo tempo, mandou trazer um elefante e o colocou diante do grupo. Em seguida, conduzindo-os pela mão, foi levando os cegos até o elefante para que o apalpassem. Um apalpava a barriga, outro a cauda, outro a orelha, outro a tromba, outro uma das pernas. Quando todos os cegos tinham apalpado o paquiderme, o príncipe ordenou que cada um explicasse aos outros como era o elefante, então, o que tinha apalpado a barriga, disse que o elefante era como uma enorme panela. O que tinha apalpado a cauda até os pelos da extremidade discordou e disse que o elefante se parecia mais com uma vassoura. "Nada disso ", interrompeu o que tinha apalpado a orelha. "Se alguma coisa se parece é com um grande leque aberto". O que apalpara a tromba deu uma risada e interferiu: "Vocês estão por fora. O elefante tem a forma, as ondulações e a flexibilidade de uma mangueira de água...". "Essa não", replicou o que apalpara a perna, "ele é redondo como uma grande mangueira, mas não tem nada de ondulações nem de flexibilidade, é rígido como um poste...". Os cegos se envolveram numa discussão sem fim, cada um querendo provar que os outros estavam errados, e que o certo era o que ele dizia. Evidentemente cada um se apoiava na sua própria experiência e não conseguia entender como os demais podiam afirmar o que afirmavam. O príncipe deixou-os falar para ver se chegavam a um acordo, mas quando percebeu que eram incapazes de aceitar que os outros podiam ter tido outras experiências, ordenou que se calassem. "O elefante é tudo isso que vocês falaram.", explicou. "Tudo isso que cada um de vocês percebeu é só uma parte do elefante. Não devem negar o que os outros perceberam. Deveriam juntar as experiência de todos e tentar imaginar como a parte que cada um apalpou se une com as outras para formar esse todo que é o elefante."
Algumas conclusões sobre essa história...
A experiência das coisas que cada homem pode ter é sempre limitada. Por isso, a sensatez obriga a levar em conta também as experiências dos outros para se chegar a uma síntese.
A pessoa, o ser humano, apresenta muitas facetas. Existe o risco de polarizar a atenção em algumas delas, ignorando o resto. Fazendo isso, estaríamos repetindo os cegos da parábola. Cada um ficaria com uma visão unilateral e parcial.

Para obtermos uma visão o mais integral possível do que é uma pessoa, devemos reunir, numa unidade, os numerosos aspectos que podem ser observados no ser humano.
(autor desconhecido extraído da internet)



ESCOLA DOMINICAL: JARDIM OU LAVOURA?
Esta pergunta aparentemente ingênua nos remete a uma reflexão mais abrangente sobre a educação levada a efeito no espaço dedicado à Escola Dominical.  As diferenças entre um jardim e uma lavoura todos sabem. O jardim apresenta uma variedade de flores onde cada espécie tem o seu “jeito” de enfeitar, perfumar e colorir o jardim. Por apresentar flores diferenciadas, o/a jardineiro/a também oferece um “tratamento” que é diferenciado, pois ele/a observa cada flor, a qualidade, a forma, o jeitão da flor se apresentar ao mundo, etc. Assim, ele/a não trata as flores como se fossem plantas iguais umas das outras, pelo contrário, ele/a percebe as diferenças e respeita estas diferenças. É bonito ver um jardim todo florido e bem cuidado. Já a lavoura é diferente. A planta é a mesma. Se a pessoa olhar para a lavoura verá a mesma planta que se estende por muitos metros ou quilômetros. É bonito ver uma lavoura florescendo. No entanto, o tratamento dispensado às plantas da lavoura é o mesmo, pois se trata de uma única espécie.
Assim, pensar na   Escola Dominical é considerar que ela apresenta uma variedade de pessoas que se encontram para refletir sobre a vida à luz da Palavra de Deus. O/a cuidador/a da Escola Dominical deve atuar como um/a jardineiro/a, ou seja, considerar a diversidade da vida humana e o jeitão de cada pessoa se expressar e evidenciar a sua fé em Cristo. Na Escola Dominical na perspectiva do jardim existe a diversidade de raça, de gênero, de etnia, de geração, de experiências, de aprendizagem, etc. Neste tipo de escola o/a cuidador/a observa as pessoas em suas particularidades. Esta escola tem alegria.Se a Escola Dominical for tratada como uma lavoura, não haverá espaço para a diversidade, pelo contrário, tudo será homogêneo, tudo será estereotipado e seguirá a mesma forma ou fôrma. Neste tipo de escola as pessoas não são sujeitos e sim objetos. Esta escola é muito triste. Se as metáforas são simplistas, o fato é que na Escola Dominical não há espaço para o simplismo, para a improvisação, para a reprodução de conhecimentos sem a vivência entre as pessoas, para educadores/as que não estejam comprometidos/as com a vida na perspectiva do Reino de Deus. Na Escola Dominical do tipo jardim o/a cuidador/a é consciente, prudente, humilde, aprendente e coerente.              Bispo Josué Adam Lazier

http://www.metodista.org.br/escola-dominical-jardim-ou-lavoura




Simplicidade é o
caminho para Deus
Diferentemente dos religiosos de sua época, Jesus apresentou o Deus acessível e simples, que pode ser encontrado e adorado fora dos lugares e dias especiais.

Deus não depende de pontes, rituais, sacerdotes, instituições, métodos, shows, pirotecnia, fumaça, portais, templos, luzes, palavras mágicas ou intermediadores para se acomodar no coração dos pequeninos e também daqueles que se sabem menos dignos.

Sim! A grande notícia anunciada em e por Jesus é que Deus construiu uma casa entre nos. É encontrável! E Jesus vai além em sua pregação e ensino: pela primeira vez, Deus é chamado de "paizinho", demonstrando, assim, o grau de relacionamento possível com Ele.

Olhar para Deus como uma entidade distante e inacessível em vez de percebê-lo como um pai atencioso, amigo, presente e amoroso faz toda a diferença no tipo de relação que se constrói a partir daí.

O grande problema é que os atravessadores da fé até hoje fazem muita propaganda e se apresentam como "despachantes do divino" com credencial exclusiva.

O povo, que já não enxerga um palmo à frente, os segue como que se os seguindo estivesse seguindo o próprio Deus.

Eis aí o óbvio motivo do porque as religiões costumam gerar os seres mais alucinados e desconectados das realidades: são seguidores de todas as loucuras humanas, dos egos megalomaníacos dos líderes, da esquizofrenia de tentar se fazer caminho para Deus ao invés de apenas e simplesmente anunciá-lo. Sem curvas, sem desvios e sem letreiros luminosos.

É tudo engano! São cegos guiando outros cegos para a beira do precipício.

Jesus ensina que não existe fórmula mágica, lugar "santo" ou ritual para falar com Deus. É preciso apenas um coração sincero e vontade de aprender.

A gente sabe de tudo isso, mas nossa prática está longe de ser tão simples assim. Somos viciados em rituais, metodologias, altares de pedra, símbolos mágicos e sacrifícios.

Ainda temos medo de olhar o divino de frente sem apresentar uma oferenda, uma galinha ou até dinheiro. Ainda olhamos para Deus e o cultuamos como se ele precisasse dos nossos cânticos e orações para não ficar irado, se saber e se fazer Deus.

Não estou dizendo que cantar, orar e fazer isto ao lado de outros irmãos seja ruim ou desnecessário, muito pelo contrário! Os encontros comunitários, com gente sadia, do bem, são espaços de amadurecimento e crescimento pessoal, mas eu afirmo que um relacionamento saudável com Deus não depende exclusivamente dessas coisas para existir.

Tudo começa na simplicidade. Sem "neuras" e sem ensaios. E o Deus de toda a Paz vai realizando seu trabalho em nós dia a após dia. Limpando o que estiver sujo, curando o que realmente precisar de cura e nos libertando de todos os poderes da morte.

Tudo isso sem ritual agendado e sem magos ou sacerdotes. Sem campanhas, sem encenação, sem "atos proféticos", sem sacrificar animais ou bens. É simples assim. Quem ensinar ou pensar diferente ainda não conheceu Deus de verdade.

O Deus que É te abençoe rica, poderosa e sobrenaturalmente!

Nota importante: Jesus ensinou a dar de graça o que recebemos de graça. Se esta mensagem, de alguma forma, lhe fez bem, então provavelmente ela poderá fazer bem para outras pessoas que você conheça. Gostaria de sugerir, se não for constrangimento para você, que compartilhasse e encaminhasse este e-mail para o seu círculo de amigos e conhecidos. Fazendo isto você potencializa, em muito, o alcance da Palavra que já fez tanto bem aos nossos corações.
PODER DA ORAÇÃO
“Oração confronta a natureza humana. Em nossa sociedade, somos ensinados/as a acreditar em nós mesmos/as, a adquirir confiança, autonomia e independência em todas as áreas da vida. Evidentemente, estas são características importantes na construção da cidadania. Porém, se tais atributos gerarem autossuficiência, a oração será sempre uma interrupção incômoda e desnecessária.
Quando é difícil encaixar a oração na agenda e resolver do nosso jeito parece ser a melhor opção, precisamos rever nossa vida cristã. Em geral, só nos lembraremos deste recurso ao enfrentar tragédias, provações, derrotas, sofrimento e adversidades. Quando Jesus ensinou seus/as seguidores/as a orar, propôs um caminho mais amplo: de intimidade, confiança e relacionamento pessoal com o Pai.
Por isso, quando oramos, nos opomos a orgulhosa natureza humana. Somos desafiados/as a confiar na provisão e na suficiência de Deus em todo o tempo. O apóstolo Paulo nos ensina: “não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus” (Fp 4.6-7). Por meio da oração recebemos a paz de Deus. Paz costuma faltar para pessoas autossuficientes, preocupadas com o que vão fazer e como vão resolver. Orar nos faz conhecer o poder divino, que transforma circunstâncias, relacionamentos, remove dificuldades e obstáculos. Como se diz: quando trabalhamos, nós trabalhamos, mas quando oramos, Deus trabalha.
Começamos o ano de 2015 ressaltando a importância da oração. Nesta época, estabelecemos planos, metas e traçamos objetivos. As igrejas aprovam planejamentos, agendas e definem uma série de atividades. É tempo de rejeitar o sentimento de autossuficiência, colocar em oração todos os projetos e lembrar das palavras de Jesus: “porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5b).
Nesta primeira edição de 2015, o Expositor Cristão convida você e sua igreja a estudar sobre o tema oração. Nosso desejo é que as próximas páginas sejam inspiradoras e auxiliem nesta caminhada. Não deixe de distribuir o nosso jornal em sua comunidade de fé. Divulgue o informativo oficial da Igreja Metodista que está fazendo aniversário este mês – 129 anos de história, tradição e credibilidade. Contamos com você! Deus abençoe e boa leitura”.
Marcelo Ramiro – Editor do Expositor Cristão/2015.

www.metodista.org.br/expositor-cristao-de-janeiro

DESFAZENDO AS MALAS E NOS RENOVANDO
Mais um ano está chegando ao fim e não nos esqueçamos de agradecer por tudo que conquistamos!  Foi um ano cheio de realizações, sonhos e podemos dizer que foi uma caminhada tranquila para alguns, tumultuada e com perdas para outros. Mesmo assim conseguimos chegar ao final. É fundamental que paremos um pouco nesta semana, para que cada um possa fazer uma retrospectiva sobre a sua caminhada durante esse ano, e como foram iluminados os sonhos de muitos corações e decidirmos qual a decisão que devemos tomar, para que sejamos mais felizes, reconhecendo que nunca estivemos sozinhos e que sempre alguém esteve conosco. “Sem o próximo não somos nada!”
Conhecemos pessoas especiais que nos fizeram acreditar na esperança de dias melhores dentro da realidade humana em que estamos colocados, e serviram de verdadeiras bússolas na nossa caminhada. Quantas vezes não tivemos que passar por testes difíceis em que nossos ideais, crenças e valores foram colocados a prova.  Porém devemos deixar que Deus renasça em nós e nos renove as forças de viver para enfrentarmos a nova viagem de mais 365 dias.
Já estamos bem próximos do final do ano, e precisamos desfazer as malas e nos prepararmos para a nova viagem, que bom seria se pudéssemos tirar da mala as coisas que estão pesando muito na decisão de tornar mais feliz a nossa viagem e que não fizeram bem na viagem anterior, tais como: desânimo, incredulidade, falta de fé, intolerância, orgulho, egoísmo, insensatez, fofoca, intriga, discriminação e o que deixa a mala mais pesada, falta de amor. Se conseguirmos tirar todas essas coisas que atrapalharam nossa viagem, já estamos prontos para arrumarmos a mala para a próxima viagem, já temos bastante espaço para colocar a fé, esperança, humildade, tolerância, bondade e o maior deles que iremos precisar a todo o momento em nossa viagem “O Amor”. (Mateus 22 :39).
Agora que estamos com a mala pronta, podemos continuar nossa viagem para que nossos sonhos embarquem na “Viagem das Realizações” do ano Novo, não esquecendo que estamos com a mala cheia de novos recursos para viagem.  Vamos caminhar juntos com outras pessoas que ao longo da jornada vamos encontrando, e se nessa caminhada, em algum momento você se ver tentado a desistir, a se dar por vencido e o desânimo quiser afogar os seus anseios, diga:   “Jesus fica comigo!” como aqueles homens em Emaus fizeram (Lucas 24:15 a 29).

Feliz ano Novo.

A batata  
         Augusta estava muito chateada porque Lívia havia perdido um DVD que levou emprestado. Embora a menina já tivesse pedido desculpas, Augusta não queria brincar com ela. E, para completar, disse que não perdoava e que não queria mais falar no assunto.



         A mãe de Augusta, Dona Luísa, não entendia como uma amizade tão antiga e tão bonita poderia acabar, de repente e por um motivo qualquer. Sugeriu então:



         - Vamos fazer o seguinte: enquanto você estiver magoada com sua amiga, você vai carregar esta batata pra todo lado. Ela será sua nova amiga. 



         Augusta concordou, contando que não precisasse desculpar Lívia, pois achava que assim daria uma boa lição na garota. Passou então a carregar a batata pela casa. Quando foi tomar banho, lavou a batata, colocou perfume e até desenhou uma carinha na nova amiga.



         No outro dia, antes de ir para a Escola, a mãe perguntou: 



         - Vai falar hoje com sua amiga Lívia?



         - Nem pensar... – respondeu Augusta.



         - Então leve a batata para a Escola. – disse firmemente a mãe.


         Augusta achou estranho, mas no meio da mochila, ninguém ia perceber. Durante o intervalo, lembrou que Lívia era uma amiga muito legal. Teve vontade de desculpá-la, mas era orgulhosa: achava que estava certa e que a amiga devia sofrer. 



         No dia seguinte a mãe argumentou que alimentar sentimentos ruins prejudicava somente a quem sentia. Mas nada fazia Augusta mudar de idéia. E, conforme o combinado, enquanto não perdoasse a amiga, carregaria a batatinha.



         - Por mim tudo bem – resmungou a menina cheia de mágoa.



         Porém, no terceiro dia, a batatinha começou a ter um cheiro esquisito. Perguntaram o que havia na mochila. Augusta desconversou. 



         - Não dá mais! A batata está cheirando mal! – disse aflita ao chegar em casa.



         - Mas foi você quem escolheu carregar mágoa – disse Dona Luísa.


         - E o que isso tem a ver com a batata? – quis logo saber.

         Então, calmamente, a mãe explicou que a batatinha simbolizava a mágoa que ela sentia pela amiga. E que os sentimentos ruins não faziam mal à Lívia, mas sim à filha, que estava emitindo energias negativas, semelhante à batatinha que cheirava mal.

         - Quando apenas dizemos que perdoamos, mas não esquecemos o que nos magoou, é como guardar a batatinha no guarda-roupa... Ficamos guardamos algo que só nos fará mal. Já pensou depois de um mês? 

         - Nem quero imaginar. Augusta finalmente compreendeu que ódio e mágoa são sentimentos que prejudicam somente a quem os sente.

         Depois dessa conversa, Augusta perdoou Lívia e esqueceu completamente o que aconteceu. 

         Ainda hoje, quando pensa em não perdoar ou guardar mágoa de alguém, lembra logo do cheiro ruim da batata que carregou, e trata logo de perdoar a pessoa e esquecer o fato.
 (autor desconhecido)



Reflitam!!As relações humanas serão sempre pautadas pela dificuldade que trazemos na alma. E não poderia ser diferente.



Como somos seres em evolução, muito ainda há que se construir nas conquistas emocionais para que o equilíbrio, a justiça e a retidão sejam as ferramentas no relacionamento humano.



Não é raro indivíduos que, desgastados pelos embates humanos, cansados das dificuldades de relacionamento, alegam preferir viver isolados do mundo, sem a necessidade de suportar a uns e aguentar a outros.



O raciocínio se torna quase que natural, frente a tantos esforços que temos que empreender, tanta paciência a exercitar, no trato com o semelhante.



E não são poucos aqueles que se isolam do mundo. Seja buscando uma vida de eremita, fechando-se em seu lar ou isolando-se em essa ou aquela instituição. Esses buscam a paz que não encontravam nas relações sociais e familiares.



Muito embora assim o façam imbuídos, por vezes, das mais nobres intenções, esquecem-se de que, ao isolar-se, ao fugir da sociedade, perdem a grande chance do aprendizado da convivência.



Somente nos atritos que vivemos é que vamos encontrar a chance do amadurecimento das experiências, de crescer, de superar aos poucos os próprios limites de interação social.



Somos todos indivíduos criados para viver em conjunto e a vida solitária somente nos causaria graves sequelas à vida emocional e psicológica.



É na experiência de viver com os outros que a alma tem a possibilidade de conhecer diversas formas de aflições e exemplos inesquecíveis.



É natural que nossas relações não sejam sempre pautadas pela harmonia. São nossos valores íntimos que determinam os entrechoques que, não raro, vivenciamos, ou os envolvimentos afetivos de qualidade, que usufruímos.



Como ainda não nos acostumamos a viver em estabilidade íntima por longos períodos de tempo, vez ou outra surgem dificuldades, problemas, indisposições variadas em nossos relacionamentos.



Pensando assim, pode-se concluir o quanto é desnecessário e improdutivo viver-se carregando no íntimo mágoas e malquerenças.



Ninguém há no planeta que não se aborreça quando recebe do outro o que não gostaria de receber. No entanto, não podemos esquecer que ninguém também pode afirmar que, com seu modo de falar, de ser e de agir, não cause aborrecimentos e mágoas a outras pessoas, ainda que involuntariamente.


Desta forma, cabe a cada um de nós procurar resolver mal-entendidos, chateações e mágoas com os recursos disponíveis do diálogo, do entendimento, da desculpa e do perdão. Afinal, se outros nos magoam, de nossa parte também acabamos magoando a um e outro, algumas vezes.

Assim pensando, podemos concluir ser uma grande perda de tempo e um sofrimento dispensável o armazenamento de sentimentos como a mágoa ou a raiva no coração.

Há tanto a se realizar de bom e de útil a cada dia, e o tempo está tão apressado, que perde totalmente o sentido alimentarmos mágoa na alma, qualquer que seja a intensidade.
Queridos amigos!! Que possamos refletir nossas atitudes, entender que todos somos seres humanos e estamos nesse mundo para evoluir, aprender com nossos erros. Que possamos compreender que guardar mágoas de pessoas não nos traz grandeza alguma, até porque nos em algum momento também já magoamos alguém com nossos gestos ou fala. Amigos que possamos aproveitar a vida em coisas boas, não guardem mágoas!!
Um forte abraço!!
Velho Sábio
Comentem!!
Boa tarde amigos!!

O perdão nos liberta

Amigos, é preciso aprender a perdoar para seguir a caminhada 

desta vida com leveza e plenitude.

O perdão nos liberta de algemas pesadas que fazem tanto mal 

ao espírito e ao corpo físico.

A grande dificuldade que ainda temos em perdoar, com o coração, 

vem do orgulho que há tanto tempo carregamos. 

Outro peso desnecessário à nossa existência, é a vaidade.

É necessário colocar em prática aquilo que Jesus nos ensinou 

através dos seus ensinamentos, e também através deste intercâmbio 

maravilhoso  permitido por Deus nosso Pai que são seus Anjos.

Perdoem-se primeiramente, libertem-se da culpa que carregam 

e verão como ficará mais fácil de perdoar ao seu semelhante.

Quando errar de novo, perdoe-se de novo e siga em frente 

pois assim estarás evoluindo e crescendo, 

e não se esqueçam que o perdão é uma bela prova de Amor.

 Crivo das Três Peneniras

Augustus procurou Socrátes e disse-lhe:
- Socrátes, preciso contar-lhe algo sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de …
Nem chegou a terminar a frase, quando Socrátes ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- Espere um pouco Augustus. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?
- Peneiras? Que Peneiras???
- Sim, a primeira Augutus, é a da VERDADE. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro?
- Não, como posso saber? O que sei foi o que me contaram!
- Então, suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira, a BONDADE.
O que você vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a SEU respeito ???
- Nãoooo, Socrátes! Absolutamente, não !
- Então, suas palavras vazaram também a segunda peneira.
 Vamos a terceira peneira: a NECESSIDADE.
 Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante?
Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa?
- Não, Socrátes… Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar.
E Socrátes sorrindo concluiu:
- Se passar pelas três peneiras conte! Tanto eu, quanto você iremos nos beneficiar.
Caso contrário, ESQUEÇA e ENTERRE TUDO.
Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos.
Devemos ser sempre a estação TERMINAL de qualquer comentário infeliz!
Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras.
 Espero que vocês tenham gostado desse texto, e que realmente nós todas possamos entender que o que Deus tem para cada um de nós vai muito além de nossos pensamentos,  mais para isso, é preciso mudarmos algumas atitudes que as vezes se tornam cotidianas em nossas vidas, e com tais atitudes esquecemos que podemos ferir alguém.
Como diz a palavra de Deus lá em Mateus 7 ( que á propósito é um ótimo capitulo para refletirmos sobre tais atitudes )
” Não jugueis para que não sejais jugados “
E esse texto de Mateus 7 continua a falar sobre o julgamento indevido, o único Juíz é Deus, só Ele pode condenar.
Não cabe á nós olharmos para outras pessoas, apontarmos seus defeitos e quando olhamos no espelho não enxergamos nosso verdadeiro reflexo.
Deus tem o melhor para nós, mas primeiro, antes de Ele começar a agir, nós precisamos converter verdadeiramente nossos corações,
Não podemos esquecer o que diz em Salmo 139, o Senhor nos conhece desde o ventre de nossa mãe, antes mesmo de nosso pensamento chegar a nossa mente, Ele já sabe o que vamos pensar.
Deus é Deus e D´ele nada podemos esconder, muito menos os desejos de nosso coração.


“Tu lançarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar”(Miquéias 7:19).

D. L. Moody, certa vez, disse: “existem duas maneiras de encobrir nossos pecados: Da maneira de Deus e da maneira do homem. Se você tentar escondê-los da sua maneira, eles ressuscitarão algum dia; mas se você deixar o Senhor ocultá-los, nem o diabo nem homem algum poderá achá-los novamente.”
George Woodall era um missionário no centro decadente de Londres. Certo dia, uma jovem que ele havia conduzido a Cristo veio a ele e disse: “Eu tenho estado muito preocupada. Deus realmente perdoou o meu passado?” Woodall lhe respondeu: “Se isto a está inquietando, eu creio que sei o que Deus lhe responderia. Ele mandaria você se preocupar com seus próprios assuntos.” “O que você quer dizer com isso?” Ela perguntou com um olhar perplexo. Ele lhe respondeu: Seus pecados, depois que Jesus os tomou de você, passaram a ser assunto dEle. Ele escondeu-os de tal maneira que ninguém jamais poderá encontrá-los.”
É maravilhoso saber que o Senhor Jesus, quando abrimos o nosso coração para Ele, recebendo-O como Senhor e Salvador, perdoa todos os pecados que, e deles não se lembra nunca mais.
Em Cristo temos nova vida, nova maneira de enxergar o mundo, novos propósitos a alcançar, a certeza de que estamos caminhando na estrada certa e em direção à verdadeira felicidade. A partir daquele momento não vivemos mais na prática do pecado, e, se por um deslize humano, erramos novamente, contamos com Seu carinho e perdão. Quando alguém aparece tentando nos acusar de erros do passado, podemos, na autoridade do nome de Jesus, dizer-lhe: “Este pecado não está mais comigo. O Senhor o levou. Vá reclamar com Ele.”
Se os nossos pecados nos angustiam e não permitem que tenhamos paz, não devemos tentar escondê-los. Peçamos ao Senhor para nos perdoar. Eles serão encobertos definitivamente.
(autor desconhecido)


Felicidade
Meu nome é felicidade,
Faço parte da vida daqueles que tem amigos, 
Pois ter amigos, é ser feliz. 

Faço parte da vida daqueles que acreditam
Que ontem é passado, amanhã é futuro
E hoje é uma dádiva, 
Por isso, chamado presente. 

Faço parte da vida daqueles
Que acreditam no amor, 
Que acreditam que para uma história bonita não há ponto final. 

Sou casada com o tempo. 
Ele resolve todos os problemas. 
Ele reconstrói corações, cura machucados, vence a tristeza... 
Juntos, eu e o tempo tivemos três filhos: 
A amizade, a sabedoria e o amor. 

A amizade é a filha mais velha. 
Uma menina linda, sincera, alegre. 
A amizade brilha como o sol... 
A amizade une pessoas, pretende nunca ferir, sempre consolar. 

A do meio é a sabedoria...culta, íntegra, 
Sempre foi mais apegada ao pai, o tempo. 
A sabedoria e o tempo andam sempre juntos! 

O caçula é o amor. 
Ah! Como esse me dá trabalho! 
É teimoso, às vezes só quer morar em um lugar... 
Eu vivo dizendo: amor, você foi feito para morar em dois corações, não em apenas um... 
O amor é complexo, mas é lindo, muito lindo! 
Quando ele começa a fazer estragos
Eu chamo logo o pai dele, o tempo... 
E aí, o tempo sai fechando todas as feridas que o amor abriu! 

Uma pessoa muito importante me ensinou uma coisa... 
Tudo no final sempre dá certo, 
Se ainda não deu, é porque não chegou o final. 

Por isso, acredite sempre na minha família! 
Acredite no tempo, na amizade, 
Na sabedoria e principalmente no amor... 

Aí, com certeza um dia, eu, a felicidade, 
Baterei à sua porta! 
Tenha tempo para os sonhos... 
Eles conduzem sua carruagem para as estrelas! 

Ah... desculpe o meu atraso! 
É que sou como justiça divina: tardo, mas não falho!!! 
(autor desconhecido extraído da internet)
Amor MAIÚSCULO
Um homem de idade já bem avançada veio à clínica onde trabalho, para fazer um curativo na mão ferida. Estava apressado, dizendo-se atrasado para um compromisso e, enquanto o tratava, perguntei-lhe sobre qual o motivo da pressa.  Ele me disse que precisava ir a um asilo de anciãos para, como sempre, tomar o café da manhã com sua mulher que estava internada lá. Disse-me que ela já estava há algum tempo nesse lugar porque tinha um Alzheimer bastante avançado. Enquanto acabava de fazer o curativo, perguntei-lhe se ela não se alarmaria pelo fato de ele estar chegando mais tarde.
-Não, ele disse. Ela já não sabe quem eu sou. Faz quase cinco anos que não me reconhece. Estranho, lhe perguntei:
-Mas se ela já não sabe quem o senhor é, por que essa necessidade de estar com ela todas as manhãs?
Ele sorriu e, dando-me uma palmadinha na mão, disse.
-É... Ela não sebe quem eu sou, mas eu, contudo, sei muito bem quem é ela. Meus olhos lacrimejaram enquanto ele saía e eu pensei: essa é a classe de amor que eu quero para a minha vida. O verdadeiro amor não se reduz ao físico  nem ao romântico. O verdadeiro amor é a aceitação de tudo o que o outro é, do que foi, do que será e... do que já não é...”
(autor desconhecido) 


INSTRUÇÃO PARA UM DIA RUIM
Haverão dia ruins
Fique calmo...
Relaxe e abra os punhos cerrados lentamente agora
Seja confiante...
Saibas que agora é apenas um momento
Entenda que amanhã o dia de hoje tem passado
Seja bondoso...
Aceite a mão que te ajuda a sair do lugar onde não consegue escapar
Se esforce...
Limpe o céu nublado
Compreenda que toda nuvem é uma fumaça que nos cega da verdade
E a verdade é, se a vemos ou não
Que o sol e a lua continuam lá
E sempre há luz
Seja Franco...
Mesmo que seus instintos digam
“Está tudo bem”
“Estou bem”
Seja honesto...
Diga o que você sente sem medo ou culpa
Sem remorso ou cumplicidade
Seja lúcido em suas explicações
Seja brilhante ao que se opõe
Sem pensar por um segundo se quer
Ninguém sabe o que te opõe
Sem pensar por um segundo se quer
Ninguém sabe o que está pensando,
Aceite o fato de que está errado
Que os suspiros profundos de decepção
Por hora todos passamos por isso
A dor faz parte da condição humana e que apenas por pensar assim te faz uma legião
Ninguém espera nossa vitória
Acordamos com o raiar do sol
Descartamos o que pode dar errado
Abençoamos o que pode dar certo
Para nos colocar em tranqüilidade
Nos  seguramos em que é firme
Esta pronto jogador 1
A vida nos trará fases difíceis
E escolhas mais difíceis ainda
A voz é sua arma
Os pensamentos são sua munição
Não há soldados livres sobrando
Esteja alerta que o momento agora passa
E existirá agora e depois
Então seja um espelho refletindo
A você mesmo e se lembre do tempo em que achou que tudo isso era difícil e que você mesma conseguiria...
Lembre-se do tempo em que você quase quis sair do jogo, mas continuou
Perdoe...
Viver com fardo da raiva não é viver
Se deixar levar pela raiva te deixa ausente para que realmente precisa
O amor e o ódio são feras e aquelas que cresce e a que você alimenta
Seja persistente...
Seja a erva que nasce ente as rachaduras do cimento, com a beleza
Pois não sabe que não se deve crescer ali
Seja determinado...
Declare o que você aceita como verdade, de m modo que visualização seja aceita por você mesmo
Se você está tendo um bom dia
Seja ponderado, pois um sorriso
Pode ser o kit de primeiros socorros que alguém está precisando...
Se você acredita com absoluta honestidade que você está dando o melhor de si...
Faça mais...
Haverão dias ruins
Momentos em que o mundo parece pesar tanto que te faz procurar uma saída fácil para tudo
Haverá momento onde a seca da alegria parecerá interminável
Momentos perdidos fingindo que está tudo bem
Quando claramente não está
Chega o teu “ponto cego”
Veja que o amor ainda existe
Seja Paciente...
Todos pesadelos tem um começo, mas todo dia rum tem um fim..
Ignore que os outros te chamaram
“Estúpido, idiota, gay, retardado, imbecil”
Estou te chamando, amigo
Nos de a chance de compreender a urgência de sua crise
O silencio deixado aos aparelhos
Então diga e seja ouvido
Fale mais alto, faça barulho
Uma palavra após a outra, se expresse e coloque sua vida no contexto.
Se você acha que ninguém está te ouvindo
Fale mais alto
Faça barulho...
Aguarde e seja aberto
Na esperança de não ser o bastante
Você precisa de alguém para se apoiar
No caso de você ver que não há ninguém,
Olhe novamente...
Todos somos abençoados com habilidade de escutar
O surdo escutará com os olhos
O cego verá com as mãos
Deixe o coração preencher as lacunas,
Deixe-os ver tudo a seu respeito
Admira os dias ruins as noites impossíveis...
Escute aqueles que já estiveram ali,
“Mas volte”, eles dirão
Você pode embrulhar decepções...
Você pode até vestir sua tristeza...
Mas amanhã você deve trocar de roupa
Todos  conhecemos a dor...
Mas não somos feitos pra carregá-las para sempre...
Não queremos carregá-la tão de perto
Então esteja certo em pensar que a dor pertence ao momento, e logo passará .
Quando alguém lhe pergunta como está o seu dia, perceba que para alguns de nós é o único jeito que sabemos falar...
Fique calmo...
E abra os punhos cerrados lentamente agora...
Deixe ir...
Bom dia amigos e seguidores do face. Fui abençoado com a mensagem seguinte, e resolvi compartilhar. Abraços natalinos.
Pr. Samir 


O VASO COM RACHADURAS
Conta a lenda indiana que um homem transportava água todos os dias para a sua aldeia, usando dois grandes vasos que prendia nas extremidades de um pedaço de madeira, e colocava atravessado nas costas.
Um dos vasos era mais velho que o outro, e tinha pequenas rachaduras; cada vez que o homem percorria o caminho até sua casa, metade da água se perdia.
Durante dois anos o homem fez o mesmo percurso. O vaso mais jovem estava sempre muito orgulhoso de seu desempenho, e tinha certeza que estava à altura da missão para o qual tinha sido criado, enquanto o outro vaso morria de vergonha por cumprir apenas a metade de sua tarefa, mesmo sabendo que aquelas rachaduras eram fruto de muito tempo de trabalho.
Estava tão envergonhado que um dia, enquanto o homem se preparava para pegar água no poço, decidiu conversar com ele:
- Quero pedir desculpas, já que devido ao meu tempo de uso, você só consegue entregar metade da minha carga, e saciar a metade da sede que espera em sua casa.
O homem sorriu, e lhe disse: - Quando voltarmos, por favor olhe cuidadosamente o caminho.
Assim foi feito. E o vaso notou que, do seu lado, cresciam muitas flores e plantas.
- Vê como a natureza é mais bela do seu lado? - comentou o homem. - Sempre soube que você tinha rachaduras, e resolvi aproveitar-me deste fato.
Semeei hortaliças, flores e legumes, e você as tem regado sempre. Já recolhi muitas rosas para decorar minha casa, alimentei meus filhos com alface, couve e cebolas. Se você não fosse como é, como poderia ter feito isso?.
Moral da história:
"Todos nós, em algum momento, envelhecemos e passamos a ter outras qualidades”.
“É sempre possível aproveitar cada uma destas novas qualidades para obter um bom resultado”.
Autor desconhecido

NOVIDADE DE VIDA - SENSIBILIDADE
"Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos." (Colossenses 3:15)

Visitei um amigo dias atrás em sua casa. Não é um amigo de longa data, na verdade de bem pouco tempo. Apresenta a esposa, o filho menor, convida para o café, fomos juntos ao culto em sua igreja. De modo quase litúrgico, no final do culto - comer em algum lugar, claro! No meio da conversa a pergunta "como treinar o ouvido para escutar a voz de Deus?"

Essa pergunta, talvez não tenha sido bem nestas palavras, me despertou uma santa curiosidade, sadia, de pensar a respeito e confesso que ainda estou com isso em mente. Mas a vida de um homem transformado por Jesus é assim mesmo, entre questões para meditar e desafios para vencer, as vitórias vêm vindo para edificar. Parece que não chegarei tão cedo a uma conclusão, mas algo Deus me tem falado.

Temos de aprender a diferenciar nossa empolgação e satisfação de alma daquilo que é a paz de Cristo. O juiz do nosso coração deve ser inconfundivelmente claro, pois as dúvidas no levam para o muro da indecisão e fica mais complicado para Deus agir, não por que Ele não possa ou não queira, mas por que nós resistiremos ainda mais a ouvir. Quando aprendemos a diferenciar a nossa paz da paz Dele, começamos a ouvir melhor a Sua voz.

Não sei explicar com palavras, mas quando Deus dá paz em algum assunto o tipo de certeza é diferente - Deus está falando. Às vezes é do lado bom, às vezes um alerta para o perigo, às vezes uma direção, uma confirmação. O importante é notarmos que isso tem um motivo que o apóstolo Paulo deixou claro - não fomos chamados para perder a paz.

Recentemente assuntos profissionais caminharam na direção de roubar a minha paz e por fraqueza eu acabei sendo abalado. Foram dezenas de noites mal dormidas (ou nem dormidas), angústia de alma no nível mais extremo e a paz se esvaiu. O resgate do Senhor veio ao clamar não para sair da encrenca, mas para restaurar minha paz. Quando o Senhor falou, o caminho se abriu, a estratégia apareceu e, como que por um milagre sobrenatural, tudo ficou nítido. É inconfundível. Bastou começar a tomar as atitudes do Senhor e tudo começou a mudar, começando pelas noites de sono.

Meu querido, para ser sensível à voz de Deus, precisamos, antes de tudo, conhecê-Lo. Depois, precisamos conviver com Ele. Depois, precisamos analisar tudo que ouvimos. Depois, aprender a treinar a diferenciar a paz comum da verdadeira paz. O resto é história sendo escrita.

"Senhor, quero viver Teus propósitos para minha vida ainda que isso implique em negar minha vontade e abrir mão de coisas. Me ensina a ouvir Tua doce voz para viver a Tua paz."

Mário Fernandez

ichtus@ichtus.com.br

AS MARCAS DE UMA LIDERANÇA CRISTÃ
“E Jesus disse-lhes: Os reis dos pagãos dominam como senhores, e os que exercem sobre eles autoridade chamam-se benfeitores. Que não seja assim entre vós; mas o que entre vós é o maior, torne-se como o último; e o que governa seja como o servo. Lucas 22:25-26

“Precisamos nos livrar da aceitação  da mediocridade. Não nos  conformemos em estar abaixo do que  Deus idealizou para cada um de nós e  para nossa Igreja. Deus tem nos  dotado de grandes talentos e dons. Ele  mesmo deseja que tudo que somos e  possuímos não seja desperdiçado. O  nosso melhor (dons, talentos, anos de  vida, educação formal, família,  relacionamentos, trabalho,...) daremos  ao serviço de Deus no mundo.”
1) Visão Clara - A nossa vida é fruto de que tipo de visão?Além de vermos de forma clara, temos percepção ima ginativa das coisas?
2) Trabalho Intenso - Visão e realidade, paixão e praticidade devem seguir juntos. Sem a visão clara, a missão perde a sua direção e o seu ardor.
3) Perseverança Obstinada - É qualidade indispensável a um líder comprometido com a visão clara que recebeu de Deus. (2Tm 1.15; 4.16); (2Tm 1.15; 4.16). William Wilberforce lutou 45 anos contra a escravidão.
4) Serviço Humilde - Cuidado com os conceitos seculares de liderança. São diferentes em vários aspectos. O poder de um líder está na capacidade ser humilde enquanto serve e lidera.
Ao perceber o lugar que Deus ocupa em nossas vidas, sentiremos a necessidade de eliminar duas crenças arraigadas em nosso ser: o pessimismo e a mediocridade.
O pessimismo desonra a Deus e é incompatível com quem se diz seguidor de Cristo. Cremos no poder transformador do Evangelho para transformar vidas e situações.
Se somos criados para a glória de Deus então todos precisam ser tratados como Deus deseja;  sem exploração, sem manipulação,  destruição, como é próprio daquele que veio para matar, roubar e destruir, contrário ao que veio para dar vida em abundância. Líderes cristãos servem, não buscam ser servidos (Fl 2.4).
Em oração por todos e para que Deus forge em nós uma liderança capaz de responder aos desafios contemporâneos, sem perder o eixo da santidade e o compromisso com o Reino”.
Bispo Adonias Pereira do Lago – 5ªRE
IR -ANO 17- Nº 105 - setembro e outubro de 2014, pp. 2-3

Qual é a sua igreja?
A igreja cristã é o Corpo de Jesus Cristo presente na terra. Ele é o cabeça da igreja e nós somos o seu corpo. Foi assim que Ele quis e fez. Deixou seres humanos, falhos, imperfeitos, para darem continuidade à sua obra, ao seu ministério, para salvar vidas do pecado, do mal, do inimigo. O grande problema é que a igreja muitas vezes não cumpre bem o seu papel. Parece ser um clube, um ajuntamento de pessoas, menos o Corpo de Cristo. Lamento ver que dentro da igreja há pessoas tão descompromissadas com o Evangelho, com uma vida de santidade e amor. Quando presencio fatos tão desagradáveis fico pensando: o quê esta pessoa entende de Igreja, de Jesus Cristo? O que ela vem fazer nos cultos, nos trabalhos? Se mostra tão disposta, eficiente para fazer algumas atividades, mas em certos momentos não tem nenhum carinho, nenhuma consideração pelo semelhante? Será que se converteu mesmo? Será que tem Jesus como seu mestre, salvador e senhor? Se tem, por quê se comporta assim? Tão diferente do que Jesus espera de nós, dos seus discípulos? Tão longe dos ensinamentos da Bíblia, da Palavra de Deus. O apóstolo Tiago escrevendo para a Igreja diz: "Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje, E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado, Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos? Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais? Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado? Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores." (Tiago 2:1-9). Tiago nos ensina claramente a não fazermos acepção de pessoas, a não privilegiarmos os ricos em detrimento dos pobres. Jesus ama a todos de igual modo, porém o texto de Tiago nos ensina que os ricos que tanto queremos bem e às vezes lhes damos lugares de honra em nossas igrejas, são opressores e blasfemam o nome de Jesus. Estes não podem ser honrados na Igreja em detrimento dos pobres. Aliás, na Igreja de Cristo, toda honra e glória devem ser dadas ao Eterno Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Precisamos ser uma igreja que ama os pobres, que abre os braços para os sofredores, que leva a mensagem de amor e salvação a todos, sem acepção de pessoas. Oro, com minha alma, para o Espírito Santo nos fazer dignos de sermos Corpo de Cristo e para nos ajudar a bem cumprir a tarefa que Jesus confiou a nós, a evangelização. Ajuda, Senhor!
Texto publicado hoje, 15.10.2014, no Jornal de Assis.
Obrigada, Senhor!  - Pastora https://www.facebook.com/railda.marinho?ref=ts&fref=ts


Vislumbres de um criador





O elefante é o único animal cujas pernas dianteiras 

se dobram para a frente. Por quê?

Porque, de outra forma, seria difícil para esse animal levantar-se, por causa do seu peso.



Por que os cavalos, para se erguerem, usam as patas dianteiras, e as vacas, as traseiras?

Quem orienta esses animais para que ajam dessa maneira?



Quem teria o poder de colocar um punhado de argila no coração da terra e, através da ação do fogo transformá-la em formosa ametista de alto valor?



Quem colocaria certa quantidade de carvão nas entranhas do solo e, mediante a combinação do fogo e a pressão dos montes e das rochas, transformar esse carvão em resplandecente diamante, que vai fulgurar na coroa dos reis ou no diadema dos poderosos?



Por que o canário nasce aos 14 dias, a galinha aos 21, os patos e gansos aos 28, o ganso silvestre aos 35 e os papagaios e avestruzes aos 42 dias?

Por que a diferença entre um período e outro é sempre de sete dias? 



Quem regula a natureza, sem jamais cometer engano, determinando que as ondas do mar se quebrem na praia à razão de 26 por minuto, tanto na calma como na tormenta? 



Muitas coisas acontecem na natureza sem que tenhamos um mínimo de sensibilidade para perceber.

Exemplos:

A melancia tem número par de franjas.

A laranja possui número par de gomos.

A espiga de milho tem número par de fileiras de grãos.

O cacho de bananas tem, na última fila, número par de

bananas, e cada fila de bananas tem uma a menos que a

anterior. 

Desse modo, se uma fileira tem número par, a seguinte terá número ímpar.


A ciência moderna descobriu que todos os grãos das espigas são em número par, e é admirável que Jesus, ao se referir aos grãos, tenha mencionado exatamente números pares: 30, 60 e 100. (Marcos 4:8).

Outro mistério que a ciência ainda não descobriu:
enormes árvores, pesando milhares de quilos, apoiadas em apenas poucos centímetros de raízes.
Ninguém até agora conseguiu descobrir esse princípio de sustentação a fim de aplicá-lo na construção de edifícios e pontes.

Mas há maravilha ainda maior.

O oxigênio e o hidrogênio, ambos sem cheiro, sem sabor e sem cor, combinados com o carvão, que é insolúvel, negro e sem gosto, resulta no alvo e doce açúcar.

Esses são apenas alguns vislumbres de um Deus sábio e amoroso.
Esse mesmo Deus que realiza tais maravilhas no mundo que Ele criou, pode também efetuar em nós um milagre ainda muito maior.
Ele pode dar-nos um novo nascimento, fazendo novas todas as coisas
( João 3:3:2 - Corintios 5:17).

Ele pode tomar nossa vida triste, inútil e insípida
e torná-la alegre, útil e plena de significado
para a glória Dele.
Portanto, não se desespere.
Não importa quão grave seja a sua condição física,
moral ou espiritual.
O Senhor Jesus, que "ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre“ (Hebreus 13:8), só Ele tem a última palavra.

Você pode experimentar um milagre!

Tão somente creia Nele, receba-O como seu único Senhor e Salvador, e coloque a sua vida nas mãos Dele.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.“
( João 3:16). (autor desconhecido)

VITÓRIA A QUALQUER PREÇO
A Vitória coroa as nossas mais doces esperanças.
Aqui neste mundo nunca devemos perder de vista a batalha da esperança.
Filipenses 3:14 - O Apóstolo, não se importava com as lutas e perseguições, queria chegar ao prêmio da soberana vocação.
A Fé é indispensável, para chegar ao prêmio!
1 Coríntios 15:57-Graças a DEUS que nos dá a Vitória!
Nos "DÁ" não nos dará futuramente, nos dá agora no (presente) como um presente.
Cada dia podemos ver pequenas vitórias conquistadas pelo Seu mérito.
A Bíblia é o livro dos vitoriosos, nela você encontra aquele que lhe dá a Vitória.
A batalha está muito próxima da Vitória, mas ainda estamos no campo de luta, e por vezes pensamos que essa Vitoria está ameaçada pela secularidade , pelo materialismo, mas nosso Herói é Dono do Universo é de outro Mundo!
Em Apocalipse 21- podemos vislumbrar as "Glórias do Porvir."
Novo Céu!
Nova Terra!
Cidade Santa!
Noiva adornada...lindo..
Seremos povos de DEUS...e as primeiras coisas passaram.
Esse planeta machucado será restaurado, não terá mais o véu a nos separar de
DEUS...sem lua...sem sol...só com o brilho de DEUS.
Então a alegria eterna coroará todas as cabeças. A felicidade será completa. Finalmente se concretizará a permanente glória de DEUS em nossos corações. O que o olho não viu, DEUS preparou... O Céu é tão lindo, maravilhoso, que valerá a pena qualquer sacrifício.
O Céu é um lugar definido, não perca de vista a Vitória final !
O mundo passa, mas o que faz a vontade de DEUS permanece para sempre.
O Céu não se conquista por acaso, o Céu é um presente para quem deseja obter.
Aceitar JESUS é fácil, fazê-lo Senhor de nossa vida é difícil.
Mas como Senhor de nossa vida, ganharemos as pequenas vitorias do dia a dia e alcançaremos a Vitória final. E creia DEUS esperará de braços abertos no dia de nossa chegada, e saudará cada um de nós. 
(Autor desconhecido)

Vida Efêmera


Se pudéssemos ter consciência do quanto nossa vida é efêmera, talvez pensássemos duas vezes antes de jogar fora as oportunidades que temos de ser e de fazer os outros felizes.

Muitas flores são colhidas cedo demais. Algumas, mesmo ainda em botão. Há sementes que nunca brotam e há aquelas flores que vivem a vida inteira até que, pétala por pétala, tranqüilas, vividas, se entregam ao vento.

Mas a gente não sabe adivinhar. A gente não sabe por quanto tempo estará enfeitando esse Éden e tampouco aquelas flores que foram plantadas ao nosso redor. E descuidamos. Cuidamos pouco. De nós, dos outros.

Nos entristecemos por coisas pequenas e perdemos minutos e horas preciosos.

Perdemos dias, às vezes anos. Nos calamos quando deveríamos falar; falamos demais quando deveríamos ficar em silêncio.

Não damos o abraço que tanto nossa alma pede porque algo em nós impede essa aproximação.

Não damos um beijo carinhoso "porque não estamos acostumados com isso" e não dizemos que gostamos porque achamos que o outro sabe automaticamente o que sentimos.

E passa a noite e chega o dia, o sol nasce e adormece e continuamos os mesmos, fechados em nós. Reclamamos do que não temos, ou achamos que não temos suficiente.

Cobramos. Dos outros. Da vida. De nós mesmos.

Nos consumimos. Costumamos comparar nossas vidas com as daqueles que possuem mais que a gente.

E se experimentássemos comparar com aqueles que possuem menos?

Isso faria uma grande diferença.

E o tempo passa...

Passamos pela vida, não vivemos. Sobrevivemos, porque não sabemos fazer outra coisa.
Até que, inesperadamente, acordamos e olhamos pra trás. E então nos perguntamos: E agora?
Agora, hoje, ainda é tempo de reconstruir alguma coisa, de dar o abraço amigo, de dizer uma palavra carinhosa, de agradecer pelo que temos.
Nunca se é velho demais ou jovem demais para amar, dizer uma palavra gentil ou fazer um gesto carinhoso.
Não olhe para trás. O que passou, passou. O que perdemos, perdemos.
Olhe para frente!
Ainda é tempo de apreciar as flores que estão inteiras ao nosso redor.
Ainda é tempo de voltar-se para Deus e agradecer pela vida, que mesmo efêmera, ainda está em nós.
Pense!...
Não o perca mais!... (procura-se o autor)

VOCÊ É ESPECIAL...


Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, 

mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo.

Só você pode evitar que ela vá à falência.



Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você.

É importante que você sempre se lembre de que ser feliz

não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções.



Ser feliz é encontrar força no perdão,

esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.

Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza.

Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.

Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz não é uma fatalidade do destino,

mas uma conquista de quem sabe viajar para "dentro do seu próprio ser",

e tentar conhecer a si mesmo.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história.

É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis

no recôndito da sua alma.

É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.



Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.

É saber e poder falar de si mesmo com alegria.

É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

É beijar os filhos, 

curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem.

Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de você.

É ter maturidade para falar: "eu errei".

É ter ousadia para dizer: "me perdoe".

É ter sensibilidade para confessar: "eu preciso de você"...

Ser feliz é ter a capacidade de dizer: "eu te amo".

Desejo que a sua vida seja um canteiro de oportunidades para você...

Que nas suas primaveras você seja amante da alegria.

Que nos seus invernos seja amigo da sabedoria.

E, quando você errar o caminho, recomece tudo de novo.

Pois assim você será cada vez mais apaixonado pela vida.

E descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita,

mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância.

Aproveitar as perdas para refinar a paciência,

as falhas para esculpir a serenidade.

Usar a dor para lapidar o prazer e os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.

Jamais desista de si mesmo.

Jamais desista das pessoas que você ama.

Jamais desista de ser feliz,

pois a vida é um espetáculo imperdível, passa uma vez só, e por isso,

deve ser vivida.

Olhe no espelho, olhe para o céu... e lembre-se sempre:

você é especial!



Autor desconhecido

VIVA MELHOR
Faca como os passarinhos: comece o dia cantando.
A música e alimento para o espírito.
Cante qualquer coisa, cante desafinado, mas cante!
Cantar dilata os pulmões e abre a alma para tudo de bom que a vida tem a oferecer.
Se insistir em não cantar, ao menos ouça muita musica e deixe-se absorver por ela.
Ria da vida, ria dos problemas, ria de você mesmo.
A gente começa a ser feliz quando e capaz de rir da gente mesmo.
Ria das coisas boas que lhe acontecem, ria das besteiras que você já fez.
Ria abertamente para que todos possam se contagiar com a sua alegria.
Não se deixe abater pelos problemas.
Se você procurar se convencer de que esta bem, vai acabar acreditando que realmente esta e quando menos perceber vai se sentir realmente bem.
O bom humor, assim como o mau humor, é contagiante.
Qual deles você escolhe?
Se você estiver bem-humorado, as pessoas ao seu redor também ficarão e isso lhe dara mais força.
Leia coisas positivas. Leia bons livros, leia poesia, porque a poesia e a arte de azeitar a alma.
Leia romances, leia a Bíblia, estórias de amor, ou qualquer coisa que faca reavivar seus sentimentos mais íntimos, mais puros.
Pratique algum esporte.
O peso da cabeça e muito grande e tem que ser contrabalançado com alguma coisa!
Você certamente vai se sentir bem disposto, mais animado, mais jovem.
Encare suas obrigações com satisfação.
É maravilhoso quando se gosta do que se faz, ponha amor em tudo que esta ao seu alcance.
Desde que você se proponha a fazer alguma coisa, mergulhe de cabeça !
Não viva emoções mornas, próprias de pessoas mornas.
Você pode até sair arranhado, mas verá que valeu muito mais a pena.
Não deixe escapar as oportunidades que a vida lhe oferece, elas não voltam !
Não é você quem esta passando, são as oportunidades que você deixa de usufruir.
Nenhuma barreira e intransponível se você estiver disposto a lutar contra ela; se seus propósitos forem positivos, nada poderá detê-los.
Não deixe que seus problemas se acumulem, resolva-os logo.
Fale, converse, explique: o que mata é o silêncio, o rancor.
Exteriorize tudo, deixe que as pessoas saibam que você as estima, as ama, precisa delas, principalmente em família.
Volte-se para as coisas puras, dedique-se a natureza.
Agradeça a DEUS o que você tem e você sempre terá mais do que precisa.
Tenha fé em algo mais poderoso do que você mesmo, em DEUS.
Você terá estimulo para viver, do contrário nada fará sentido.
Não tente, faça.
Você pode!
Benjamin Franklin







Nenhum comentário:

Postar um comentário